As mudanças de análise no ensino de História retiram do aluno o papel de receptor de conhecimento para introduzi-lo no método científico utilizado pela disciplina. Para isso o discente precisa compreender que os documentos não são um retrato da realidade na qual ele está estudando e, sim, uma face dos sujeitos históricos envolvidos nos documentos e no processo histórico!
Os alunos são entendidos, assim como o professor, como construtores de um dado saber.
O candidato, para responder à questão, precisa ter conhecimento prévio de análise de fontes e o protagonismo dos alunos no fazer histórico. Desta forma será possível indicar a alternativa correta, de acordo com o trecho transcrito.
A) CORRETA – As fontes são pontos de partida para o fazer histórico. Quando aplicadas ao ensino ajudam os alunos a compreender que sempre os documentos apresentam partes dos fatos retratados. Quando contextualizada pelos professores, os discentes entendem que a fonte é fruto de parte do tempo e espaço que foi produzida.
B) INCORRETA - Os documentos são um ponto de partida para que os alunos comecem o exercício da análise historiográfica. Incluso o uso de fontes primárias pode facilitar o desenvolvimento do espírito crítico do aluno.
C) INCORRETA - Os documentos não devem ser compreendidos como prova do real, uma vez que ele possui as subjetividades dos sujeitos históricos envolvidos e está localizado em um tempo e espaço. As fontes primárias auxiliam no desenvolvimento do espírito crítico dos alunos e diminui o espaço entre aprender história e escrevê-la.
D) INCORRETA - Os documentos históricos são produzidos por sujeitos localizados em um tempo e espaço e que escrevem influenciados pela conjuntura que estão vivendo. Sendo assim, o documento não pode ser considerado uma prova isenta do real.
E) INCORRETA - Os sujeitos históricos que escrevem os documentos estão influenciados pela conjuntura do tempo e espaço que estão vivendo. Logo, os documentos são carregados das subjetividades dos indivíduos. E, tais fontes também são interpretadas por outros indivíduos em outro tempo e espaço.
RESPOSTA: A