SóProvas


ID
3426574
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assim, alicerçaram-se nesse ambiente duas formulações assaz arraigadas no imaginário brasileiro contemporâneo sobre o passado do país. Primeiramente, o mito de que o português é um povo “burro”, de onde derivam as milhares de piadas e anedotas, nas quais sempre aparece um luso estúpido, de raciocínio pífio e ilógico, que tem comportamento desviante e que chega sempre a conclusões estapafúrdias e burlescas. A segunda formulação sintetiza-se no tradicional bordão repetido pelo senso comum: “se o Brasil tivesse sido colonizado pelos ingleses...”, com variações que substituem os ingleses por holandeses e por franceses.


[Eduardo França Paiva. De português a mestiço: o imaginário
brasileiro sobre a colonização e sobre o Brasil. Em Lana Mara de Castro
Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org). Inaugurando a História e
construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História]


De acordo com o excerto, é correto afirmar que


Alternativas
Comentários
  • A colonização do Brasil pelos portugueses obedeceu aos princípios do mercantilismo europeu, ou seja, a retirada direta de riquezas do “novo mundo" para a metrópole, segundo a lógica do colonialismo da época. Além da busca e extração de metais preciosos, havia a exploração de mão de obra escravizada em latifúndios monocultores exportadores. 
    Sendo essas práticas de uso comum entre as potências europeias dos séculos XV e XVI, dificilmente qualquer outra dessas exploraria o território do Brasil  de forma tão diferente da portuguesa no mesmo contexto histórico. 
    O Brasil foi colonizado pelos portugueses e, desde então, se apresentam diferentes concepções sobre como seria a constituição da identidade nacional caso a colonização fosse feita por outros países. Estas formulações do senso comum constituem discursos que são fontes documentais utilizadas por historiadores para a interpretação de um dado período histórico 
    A questão pede que o candidato tenha conhecimento prévio da historiografia acerca da análise do discurso enquanto fonte documental. No entanto, o texto apresentado não é de difícil interpretação. A leitura atenta permite chegar-se à alternativa correta.
    A) INCORRETA – Os elementos do imaginário brasileiro são fontes que constituem uma das bases para o estudo da História. Eles nascem de uma relação específica engendrada em um tempo/espaço. 
    B) INCORRETA – Não existe consenso quanto às suposições acerca de outras possíveis colonizações no Brasil e, não se emite juízos de valor quando da análise de um processo histórico. Nações consideradas desenvolvidas tiveram comportamentos distintos em territórios diferentes. 
    C) INCORRETA - O principal objetivo da disciplina História é compreender os processos e os sujeitos históricos. Desvendar as relações entre grupos, em diversos períodos e espaços, é outro objeto do historiador. O discurso apresentado de que o Brasil seria melhor, caso fosse colonizado por outro país, tem a sua função na história como elemento de análise de um dado tempo.
    D) CORRETA - As formulações no imaginário brasileiro, com relação à colonização brasileira, são elementos de análise dos estudos historiográficos por serem de fontes para subsidiar análises inseridas em um tempo e espaço. 
    E) INCORRETA – As formulações sobre a colonização do Brasil são elementos do discurso utilizado por historiadores como fonte documental. É uma possibilidade metodológica da Nova História
    RESPOSTA: D
  • O Brasil foi uma colônia de exploração! Qualquer país que colonizasse com o mesmo intuito teria as mesmas atitudes que Portugal teve quanto ao nosso território. A diferença é que a colonização inglesa na América foi uma colônia de povoamento.