SóProvas


ID
3426583
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Poucos historiadores hoje vivos são tão originais e poucos escrevem tão bem quanto ele e ainda menos compartilham de sua notável amplitude de interesses. Seu primeiro livro, Os andarilhos do bem: feitiçaria e cultos agrários nos séculos XVI e XVII (1966), publicado quando tinha 27 anos de idade, já foi um trabalho extremamente polêmico e inovador. Foi, no entanto, O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição (1976), o estudo da cosmologia de um moleiro do século XVI (também interrogado pela inquisição sob a acusação de heresia), que tornou esse historiador internacionalmente famoso.

Foi a partir dessa obra que, a despeito de seu horror por etiquetas, ele ficou conhecido como um dos líderes da chamada “micro-história”.


(Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. As muitas faces da história.
Nove entrevistas. Adaptado)


O excerto faz referência ao historiador

Alternativas
Comentários
  • a leitura de “O Queijo e os Vermes — Carlo Ginzburg”, uma narrativa verossímil e detalhada dos processos enfrentados por um moleiro italiano nos nefastos tribunais da Inquisição.

  • A questão em pauta pode ser entendida como uma de memorização. No entanto é , ao mesmo tempo, uma questão que demanda conhecimento de historiografia, no que diz respeito a historiadores que trabalham com teoria de História, perspectivas de trabalho com História e, produção literária destes historiadores /autores .
    O trecho apresentado é bastante claro. Não há dificuldade para reconhecimento do historiador, de sua obra e da abordagem historiográfica das obras citadas – “O queijo e os vermes" e “Andarilhos do bem". A bibliografia fornecida aos candidatos deve indicar o historiador em questão, embora ele seja bastante conhecido entre os que são graduados em História. 
    Uma das alternativas indica corretamente o historiador 
    A) INCORRETA - Giovanni Levi é um historiador italiano vinculado à micro-História mas, não é o autor das obras citadas na questão. 
    B) CORRETA – Carlo Ginsburg é o historiador conhecido por seu trabalho com micro-História e, o autor das obras citadas. 
    C) INCORRETA - François Dosse é o historiador francês cujo trabalho com biografias tem particular destaque. Sua área é história dos intelectuais e não teoria da micro-história. 
    D) INCORRETA - Maurice Agulhon foi um historiador francês. Falecido em 2014. Seu trabalho versou essencialmente sobre França nos séculos XIX e XX 
    E) INCORRETA - Vincenzo Ferrone , é um historiador italiano que estudou o antigo regime e o Iluminismo na Europa. 
    RESPOSTA : B