SóProvas


ID
3427126
Banca
UFPR
Órgão
Câmara de Curitiba - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto a seguir:


Por que o Instagram (e diversos outros apps) mostram a você determinados posts e ocultam outros? O algoritmo escolhe o que é mais interessante para você, sem divulgar os critérios que ele emprega. _________ você não tem como saber o que deixou de ver. Isso gera a compulsão de usar mais e mais o app, para não correr o risco de perder algo importante.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

Alternativas
Comentários
  • ☑ GABARITO: LETRA C

    Conjunção conclusiva

    Introduz uma oração coordenada que contém a conclusão de um raciocínio ou exposição de motivos anterior;

    Portanto,logo, por conseguinte, consequentemente, por isso, assim sendo, desse modo, pois.

    Por que o Instagram (e diversos outros apps) mostram a você determinados posts e ocultam outros? O algoritmo escolhe o que é mais interessante para você, sem divulgar os critérios que ele emprega. Portanto você não tem como saber o que deixou de ver. Isso gera a compulsão de usar mais e mais o app, para não correr o risco de perder algo importante.

  • GABARITO: LETRA C

    ? Por que o Instagram (e diversos outros apps) mostram a você determinados posts e ocultam outros? O algoritmo escolhe o que é mais interessante para você, sem divulgar os critérios que ele emprega. Portanto você não tem como saber o que deixou de ver. Isso gera a compulsão de usar mais e mais o app, para não correr o risco de perder algo importante.

    ? A ideia semântica é de conclusão em relação ao que foi apresentado anteriormente, logo, está sendo usado perfeitamente a conjunção coordenativa conclusiva "portanto", outras com esse valor: logo, pois, por conseguinte, por isso, então, assim, em vista disso.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Por que o Instagram (e diversos outros apps) mostram a você determinados posts e ocultam outros? O algoritmo escolhe o que é mais interessante para você, sem divulgar os critérios que ele emprega. ___LOGO / PORTANTO/ CONCLUI-SE QUE ______ você não tem como saber o que deixou de ver. Isso gera a compulsão de usar mais e mais o app, para não correr o risco de perder algo importante.

    PORTANTO, LOGO

    LOGO= CONCLUSIVO.

    GABARITO=C

  • Mas = conjunção adversa;

    Não obstante = refere-se a uma situação de oposição;

    Portanto = indica a conclusão de uma ideia anterior; GABARITO

    Ademais = é usado para acrescentar uma informação;

    Porquanto = indica uma explicação ou causa.

  • ORAÇÕES COORDENATIVAS:

    ADITIVAS / ADVERSATIVAS / ALTERNATIVAS / CONCLUSIVAS / EXPLICATIVAS

    1 ADITIVAS: E / NEM / NÃO SÓ / MAS TAMBÉM – Dá ideia de adição somatória. Ex: Ela fez as malas e sumiu da cidade.

    2 ADVERSATIVAS: MAS / PORÉM / ENTRETANTO / TODAVIA / CONTUDO – Indica oposição. Ex: Ela fez as malas, porém não viajou.

    3 ALTERNATIVAS: OU...OU / ORA...ORA – Expressam ideia de alternância de fatos ou escolhas. Ex: Ela ficará aqui ou viajará para a casa dos pais.

    4 CONCLUSIVAS: LOGO / POR ISSO / PORTANTO / POR CONSEGUINTE / ENTÃO / ASSIM / EM VISTA DISSO - Da ideia de conclusão. Ex: Ela está de férias, portanto pode viajar. DICA: Sempre substituir por “Conclui-se” [gab.]

    5 EXPLICATIVAS: PORQUE / QUE / POIS / PORQUANTO – Ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida Ex: Faça suas malas, porque viajaremos cedo.

  • Gab C.

    O algoritmo escolhe o que é mais interessante para você, sem divulgar os critérios que ele emprega. PORTANTO você não tem como saber o que deixou de ver = Relação de oração coordenada sindética conclusiva.

  • Complementando..

    As conjunções coordenativas conclusivas e adversativas tem a capacidade de mobilidade, podendo se posicionar no meio ou final da oração, com vírgulas obrigatórias.

    Fonte: Estratégia concursos.

  • A fim de que o candidato situe-se em seus estudos, é importante informar que questão exige conhecimento na semântica das conjunções coordenativas. Vejamos:

    A questão exige conhecimento em conjunções coordenativas. Temos que encontrar nas alternativas qual conjunção preenche a lacuna do texto. Vejamos:

    As conjunções coordenativas podem ser: .

     Aditivas: servem para ligar dois termos ou duas orações de mesmo valor sintático, estabelecendo entre eles uma ideia de adição. São as conjunções e, nem (e não), que, ademais, não só ... mas também. Ele não respondeu às minhas cartas nem me telefonou.

     Adversativas: ligam dois termos ou orações, estabelecendo entre eles uma relação de oposição, contraste, ressalva. São elas: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, não obstante, e (com valor de mas). A mulher chamou imediatamente o médico, porém não foi atendida.

     Alternativas: ligam palavras ou orações, estabelecendo entre elas uma relação de separação ou exclusão. São as conjunções ou, ou ... ou, já ... já, ora ... ora, quer ... quer, etc. O mecânico ora desparafusava o motor do carro, ora juntava outras peças espalhadas pelo chão.

     Conclusivas: introduzem uma oração que exprime conclusão em relação ao que se afirmou anteriormente. São elas: logo, pois (no meio ou no fim da oração), portanto, por conseguinte, consequentemente, então, por isso, assim, etc. Meu irmão estudou muito o ano inteiro; logo, deve ir bem nos exames.

     Explicativas: ligam duas orações de modo que a segunda justifica ou explica o que se afirmou na primeira. São as conjunções que, porque, porquanto, pois (no início da oração). Vá rápido, pois já está começando a chover.

    O algoritmo escolhe o que é mais interessante para você, sem divulgar os critérios que ele emprega. Portanto você não tem como saber o que deixou de ver.

    O período acima exerce função de conclusão sobre o anterior. Nesse caso, a única conjunção de conclusão nas alternativas é "portanto". Obs: Deveria ter sido virgulada.

    a) Mas.

    Incorreta. Conjunção coordenativa de adversidade.

    b) Não obstante.

    Incorreta. Locução conjuntiva coordenativa de adversidade.

    c) Portanto.

    Correta. Conjunção coordenativa de conclusiva.

    d) Ademais.

    Incorreta. Conjunção coordenativa de adição. Pode ser também termo explicativo ou exemplificativa.

    e) Porquanto.

    Incorreta. Conjunção coordenativa de explicação.

    Referência bibliográfica.

    CEREJA, William Roberto. Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

    GABARITO: D

  • Ficou bem claro para mim a partir do momento que eu analisei somente este trecho:

    ...sem divulgar os critérios que ele emprega. ____portanto_____ você não tem como saber o que deixou de ver...

  • Segundo o professor PEDRO LIMA caberia o uso de ADEMAIS nessa questão