-
CERTO
Se uma empresa quer sobreviver às muitas mudanças do mercado que ela se insere, é preciso que seu planejmento possua certa flexibilidade que permita as adaptações necessárias para que estas organizações tenham como competir com as demais.
-
Planejamento conservador. É o planejamento voltado para a estabilidade e para a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas no sentido de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.
Planejamento otimizante. É o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho par melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incrementai no sentido de melhorar continuamente, tomando as operações melhores a cada dia que passa.
Planejamento adaptativo. É o planejamento voltado para as contingências e para o futuro da organização. As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-la às contingências que surgem no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública, páginas 342 e 343. 2009
-
Essa questão tem a ver com o momento atual . A empresa terá que se adaptar às mudanças pós-corona e atuar de forma adaptativa . De acordo com o contexto mercadológicoe econômico.
-
GABARITO: CERTO
Planejamento adaptativo, prospectivo ou ofensivo:
• voltado para as contingências e para o futuro da organização;
• decisões tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-la às contingências que surgem no meio do caminho;
• procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização;
• base predominantemente aderente no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.
FONTE: Administração Geral e Pública - Giovanna Carranzza (2018).
-
Planejamento Adaptativo. Característica de comportamento do planejador, que considera que o processo de planejar é mais importante do que o plano, pois o principal objetivo seria desenhar uma organização, e um sistema para administrá-la.
-
CERTO
-
Resuminho com palavras chaves
Planejamento Conservador: voltado para a Estabilidade e Manutenção da situação existente.
sua base predominante é Retrospectiva
ideal para ambientes Estáveis.
Planejamento Otimizante/Retrospectivo: voltado para a Adaptabilidade e Inovação.
sua base predominante é Incremental/Projetiva.
ideal para ambientes Dinâmicos
Planejamento Adaptativo/Ofensivo: voltado para as Contingências e para o futuro da organização.
sua base predominante é Aderente/Prospectiva
ideal para ambientes Altamente Dinâmicos
Prof: Giovanna Carranza
-
É isso q acontecerá durante o coro9
-
-
GAB: C
Conservador
-Voltado para a estabilidade e manutenção da atual situação
-Reativo
Otimizante
Relacionado à adaptabilidade e inovação dentro das organizações.
-Dinâmico/Prospectivo/Incremental
Adaptativo
Voltado para as contingências e para o futuro da organização.(Cespe)
-Ofensivo/ Altamente Dinâmico
-
A partir das lições de Russell Ackoff, podemos classificar os planejamentos de acordo com a sua filosofia de ação, ou seja, com a ênfase e o objetivo a ser alcançado pelo planejamento. Nessa classificação, temos três tipos de planejamento:
Planejamento conservador: tem como objetivo a manutenção da situação atual. Volta-se à estabilidade e, por isso sua ênfase é conservar as práticas já adotadas. Preocupa-se mais em sanar deficiências do que explorar oportunidades.
Planejamento otimizante: tem como objetivo a adaptação e a inovação dentro da organização. Preocupa-se em melhorar as práticas atuais na organização. Tem abordagem incremental à medida que busca melhorar continuamente as atividades.
Planejamento adaptativo: tem como objetivo a adaptação da organização às contingências ambientais. Busca realizar ajustes necessários para atender demandas atuais e futuras.
![](https://s3.amazonaws.com/vali.qconcursos.com/odin/question_maintenance/1593624112798.PNG)
Perceba que o enunciado descreve corretamente as características do planejamento adaptativo.
Gabarito: Certo.
-
O planejamento adaptativo busca adaptar-se aos diferentes interesses envolvidos, no intuito de que a organização se desenvolva “naturalmente”. Ele busca reduzir o “planejamento retrospectivo” (típico do planejamento conservador) e sua base é predominantemente aderente, isto é, busca adaptar-se às demandas ambientais e preparar-se para as contingências futuras.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Gab: CERTO
Grave os conceitos por palavras-chave para facilitar a memorização. Veja!
Tipos de Planejamento...
- Conservador: Estável, as experiências passadas são projetadas para o futuro, mantém o "status quo".
- Otimizante: Inovador e adaptativo, visa à dinamicidade.
- Adaptativo: é o mais agressivo, visa à dinamicidade do mercado e, principalmente, às CONTINGÊNCIAS, busca os melhores resultados possíveis.
Perceba, então, que o planejamento Otimizante é que visa à adaptabilidade. Já o Adaptativo, visa às contingências, é como se ele se preocupasse além das situações. É mais dinâmico. Totalmente holístico.
-------------
OBS: Vendo meus resumos. Baixe aqui sua amostra gratuita: Linktr.ee/soresumo
-
Planejamento Adaptativo, Prospectivo ou Ofensivo
-Voltado para as contingências e o futuro
-Compatibilização de diferentes interesses
-Eliminação das deficiências localizadas no passado
*para ambientes altamente dinâmicos
-
PLANEJAMENTO CONSERVADOR
- Voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente;
- Conservar as práticas atualmente vigentes;
- Retrospectivo = aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro;
- Preocupação em identificar e sanar problemas internos;
PLANEJAMENTO OTIMIZANTE
- Adaptabilidade e inovação da organização
- Melhorar as práticas atualmente vigentes;
- Incremental = melhorar continuamente
PLANEJAMENTO ADAPTATIVO
- Contingências e futuro da organização
- Aderente = ajusta às demandas ambientais e se prepara p/ futuras contingências