GABARITO: LETRA A
a) Seja o que quiser para mim contanto que seja o meu amor ? correto, locução conjuntiva subordinativa condicional (=coesão estabelecida perfeitamente).
b) As casas foram pintadas de azul, mas os pedreiros estão almoçando ? ideia adversativa trazida pela conjunção coordenativa "mas" (=não há coesão nenhuma, visto que não temos uma contraposição).
c) A água da piscina parece limpa, entretanto foi tratada com cloro ? ideia adversativa trazida pela conjunção coordenativa "entretanto" (=não há coesão nenhuma, visto que não temos uma contraposição, a ideia é de causa, de explicação).
d) A vista que tenho da casa é agradável, por outro lado o campo é verdejante ? ideia adversativa trazida pelo termo "por outro lado" (=não há coesão nenhuma, visto que não temos uma contraposição).
e) É falsa a notícia que o cigarro é prejudicial à saúde haja vista meu avô ter morrido de câncer por fumar muito ? incoerência, visto que uma ideia anula a outra, a notícia deveria ser verdadeira.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão é sobre coesão. Para acertarmos, precisamos encontrar ideias compreensivas entre a primeira e a segunda oração. Deixarei uma breve explicação para entendermos melhor o que é um elemento coeso. Vejam:
Coesão é a ligação entre as partes do texto (palavras, expressões, frases, parágrafos) por meio de determinados elementos linguísticos. Com ela, fica mais fácil ler e compreender um texto. É feita por meio de preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais
a) Correta.
Quando fala: seja qualquer coisa para mim contanto que seja meu amor, está estabelecendo uma ideia de condição, para a pessoa fazer, deixar de fazer ou continuar fazendo o que faz, desde que seja o amor dele, ou seja, estabelece sim uma relação coesa com sentido entre uma e outra oração.
b) Incorreta.
Não tem nenhuma relação lógica em a casa ser pintada e os pedreiros estarem almoçando, é até usada uma conjunção adversativa "mas" para quebrar ainda mais a relação lógica.
c) Incorreta.
O cloro é o produto químico normalmente usado para limpar a piscina. A colocação de uma conjunção adversativa estabelecendo uma ideia contrária entre as duas orações estabelecem uma ideia incoerente
d) Incorreta.
Não deveria estabelecer uma ideia de contraste entre a casa ter vista agradável e o campo ser verdejante, pois são ideias que se relacionam e não que se contrapõem, por tanto a colocação de uma conjunção adversativa (por outro lado) não trouxe uma ideia coesa.
e) Incorreta.
Oras, se a notícia é falsa, o cigarro é prejudicial, como poderia matar o avô de câncer por fumar muito. Não ter usado uma conjunção de causa.
GABARITO: A