-
GABARITO: LETRA C
1. Todas as frases são períodos compostos por coordenação, em que a 2ª oração esclarece o sentido da oração principal ? incorreto, exemplo da frase I - E ela se formou no mesmo mês em que ele passou no vestibular (=formada por subordinação e não coordenação).
2. Todas as frases têm como elemento coesivo um pronome relativo ? incorreto, a quinta frase não tem pronome relativo (=V. Meu coração tropical está coberto de neve, mas ferve em seu cofre gelado).
3. A palavra ?que? em ?IV? exerce a função sintática de sujeito, já que retoma o termo ?as criaturas?.
4. O termo sublinhado em ?V? é um adjunto adverbial.
5. A vírgula usada em ?II? é optativa e não altera a semântica do período composto ? II. Só tenho medo da minha esperança, que não me ama (=com vírgula: adjetiva explicativa; sem vírgula: adjetiva restrtiva ? valor semântico é sim alterado).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
A questão é sobre o período composto e para acertar a questão é preciso ter conhecimento sintático.
A questão quer que o candidato analise as afirmações propostas.
1. Incorreta.
Para resolver essa assertiva basta saber a teoria, pois as orações principais são completadas pelas orações subordinadas e não pelas coordenadas como afirma o item.
2- Incorreta.
Na V tem uma conjunção coordenativa adversativa "MAS".
3. Correta.
O "que" quando relativo retoma algo já dito antes. vejamos: As criaturas que me serviram - quem serviram? AS CRIATURAS.
4. Correta.
Ferve em seu cofre gelado. Vamos perguntar ao verbo intransitivo: onde ferve? Em seu cofre gelado. Logo, podemos ver que exerce função de adjunto adverbial de lugar.
5- Incorreta..
Diante de oração adjetiva a vírgula antes do QUE torna a oração restritiva e sem a vírgula explicativa, portanto altera todo o seu sentido semântico (mudar de sentido).
GABARITO: C
-
I. E ela se formou no mesmo mês em que ele passou no vestibular. = Oração subordinada adjetiva, em que é como fosse na qual.
II. Só tenho medo da minha esperança, que não me ama. = Oração, tem verbo, subordinada ao verbo tenho (ter), explicativa pronome que, o qual está separado por virgula.
III. Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. = onde é pronome relativo de lugar.
IV. As criaturas que me serviram durante anos eram bichos. = verbo serviram, sujeito quem serviu é as criaturas, pronome que retoma o sujeito, pode ser substituído por as quais.
V. Meu coração tropical está coberto de neve, mas ferve em seu cofre gelado = em seu, pronome possessivo preposicionado.
portanto letra C.
-
Minha dúvida foi infantil nesta questão, se alguém puder respondê-la.
A semântica não remete ao sentido/significado das palavras enquanto a sintática se refere ao arranjo delas?
Logo, a alteração na proposição II é sintática e não semântica, não?
-
Analisando as afirmativas:
1. Todas as frases são períodos compostos por coordenação, em que a 2ª oração esclarece o sentido da oração principal. Errado. Em I (E ela se formou no mesmo mês em que ele passou no vestibular) não é período composto por coordenação, mas sim uma Oração Subordinada Adjetiva (não troca pelo "isso").
2. Todas as frases têm como elemento coesivo um pronome relativo. Errado. Em V (Meu coração tropical está coberto de neve, mas ferve em seu cofre gelado) não há pronome relativo. O elemento coesivo é o "mas" que é uma Conjunção Adversativa.
3. A palavra “que” em “IV” exerce a função sintática de sujeito, já que retoma o termo “as criaturas”. Correto. Em IV (As criaturas que me serviram durante anos eram bichos) o "que" quando é pronome relativo retoma algo já dito antes.
4. O termo sublinhado em “V” é um adjunto adverbial. Correto. Em V (Meu coração tropical está coberto de neve, mas ferve em seu cofre gelado) o termo sublinhado é Adjunto Adverbial de Lugar.
5. A vírgula usada em “II” é optativa e não altera a semântica do período composto. Errado. Em II (Só tenho medo da minha esperança, que não me ama) a vírgula é obrigatória. Sua ausência altera tanto a função sintática (disposição das palavras na frase) quanto a semântica (sentido). Com vírgula é Oração Subordinada Adjetiva Explicativa. Sem vírgula é Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
Baixe meu E-book com 30 Dicas e Macetes de Português: https://portuguesparanos.com/dicas-e-macetes-de-portugues
-
o item 2 mata a questao inteira
-
Ainda não entendi o item 3
3. A palavra “que” em “IV” exerce a função sintática de sujeito, já que retoma o termo “as criaturas”.
Mas essa não é justamente a função do PRONOME RELATIVO???