SóProvas


ID
3430270
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os autores Hersey e Blanchard elaboraram a Teoria da Liderança Situacional em 1982 e a consideram como um processo por meio do qual um indivíduo exerce influência sobre determinado grupo, visando atingir um determinado objetivo, em uma situação específica. Sobre a liderança situacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 6.9. Teoria Situacional de Hersey e Blanchard – O ciclo de vida da Liderança
    A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e à tarefa.15
    De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade – sua habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, assumir responsabilidade e desejar o sucesso.
    Imagine que você é o gerente de uma concessionária de automóveis, por exemplo. Nesta semana foi contratado um novo vendedor, de 20 anos e nenhuma experiência prévia. Nesse primeiro momento, você irá dizer exatamente como esse novo funcionário deverá tratar os clientes, como deve preencher os formulários etc.
    Com o tempo, essa pessoa começará a se aclimatar na empresa e se sentir mais “à vontade” no serviço. Já conhecerá os modelos à venda e as maneiras de se abordar um cliente, além das opções de financiamento que poderá oferecer.
    Nesse segundo momento, o líder poderá iniciar um processo de aproximação pessoal maior com o subordinado, de forma a incentivá-lo e abrir um canal de respeito mútuo e confiança entre os dois. Entretanto, ainda terá de supervisioná-lo de perto, pois ele ainda necessitará de ajuda em alguns momentos.
    Quando mais tempo se passar, o empregado estará capacitado para resolver praticamente todos os problemas no seu trabalho sozinho. O vendedor já se sentirá tranquilo sempre que entrar um cliente na concessionária.
    Agora, o líder poderá deixar o seu vendedor mais livre, sem necessitar de uma supervisão mais próxima, apenas mantendo a preocupação com a construção de um bom relacionamento entre os dois para que esse funcionário confie no gerente e lhe forneça as informações de como o trabalho está sendo executado.
    Finalmente, chegará um momento em que esse funcionário já estará maduro no serviço e que o relacionamento entre o gerente e o vendedor já estará solidificado. Já não existirá nenhuma tarefa que seja difícil para o vendedor, e ele já se sentirá seguro para executar cada passo do seu trabalho.
    Dessa forma, o gerente não precisará mais se preocupar nem com a tarefa e nem com o relacionamento. Assim, esse funcionário já poderá ficar “livre” para fazer o seu trabalho, sabendo que terá sempre um relacionamento positivo com o seu chefe e que contará com sua ajuda sempre que necessitar.

  • GABARITO: LETRA C

    A Teoria Situacional surgiu diante da necessidade de um modelo significativo na área de liderança, onde é definida a maturidade como a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio

    comportamento. Portanto, entende-se como liderança situacional o líder que se comporta de um determinado modo ao tratar individualmente os membros do seu grupo e de outro quando se dirigirem a este como um todo, dependendo do nível de maturidade das pessoas que deseja influenciar.

    OBSERVAÇÃO: O modelo de liderança situacional apresenta uma concep­ção de liderança que reconhece a importância dos liderados e se baseia na lógica de que os líderes podem compensar as limitações motivacionais e de capacitação de seus seguidores.

    FONTE:  Administração Geral e Pública - Giovanna Carranzza (2018).  

  • GABARITO: LETRA C

    Conforme a teoria de Hersey e Blanchard, temos quatro estilos de liderança situacional que dependerão do nível de maturidade do indivíduo ou da equipe como um todo (ou seja, dependerá do nível de conhecimento e competência). Sendo assim, a maturidade tem a ver com a vontade e a capacidade do colaborador em assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. Ela é classificada em 4 estágios de prontidão (os quatro níveis de maturidade):

    P1: os liderados membros do grupo não têm conhecimento, habilidades e disposição para concluir a tarefa, ou porque são novos, ou porque não se sentem preparados para tomar decisões e não sabem os passos a seguir. Possuem baixíssima autoconfiança.

    P2: os liderados possuem uma certa experiência e, portanto, estão dispostos e motivados. Todavia, ainda necessitam de apoio.

    P3: os membros do grupo têm as habilidades e capacidade para concluir a tarefa, mas não estão dispostos (e nem se sentem motivados) a assumir responsabilidades.

    P4: Os liderados são altamente qualificados e motivados a concluir a tarefa com autonomia.

    TREASY.COM.BR

  • De acordo com Rennó (2015, p. 182)

    "A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e à tarefa.

  • A questão em análise aborda a Liderança Situacional. Vamos ver o que está envolvida nessa teoria e em seguida poderemos julgar melhor qual das alternativas apresentadas está correta.

    LIDERANÇA SITUACIONAL – HERSEY E BLANCHARD

    A Liderança situacional dá ênfase à capacidade do líder de adaptar o modo de liderar, segundo a situação envolvida, conduzindo bem os liderados.

    Esse modelo considera a maturidade dos liderados, sendo que:

    M1: maturidade baixa. Aqui a desgraça tá feita. O liderado não possui nem competência nem motivação suficiente para desempenhar suas atividades.

    M3 e M2: maturidade mediana:

    • Em M2, o funcionário até possui motivação, mas lhe falta competência para o desempenho das suas tarefas.
    • Em M3, é o contrário, o liderado possui a competência necessária para desempenhar suas atividades, mas não está motivado para isso.

    M4: maturidade alta. O indivíduo além de possuir competência, está motivado.

    Partindo da premissa que os líderes devem estar atentos à prontidão dos liderados, eles podem adotar algum dos seguintes estilos de liderança, sempre levando em conta a maturidade do liderado:

    • DETERMINAR: indicado para aqueles que têm baixa competência e não tem motivação, M1.
    • PERSUADIR: recomendável para os que possuem motivação, mas não possuem competência, M2.
    • COMPARTILHAR: mais adequado para o liderado que sabe realizar as tarefas, mas está pouco motivado, M3.
    • DELEGAR: é adequado para aqueles que estão motivados e sabem fazer o que deve ser feito, M4.

    Agora, vamos analisar as alternativas apresentadas pela questão.

    Agora, ao compararmos as informações acima apresentadas, podemos perceber que a alternativa que melhor se encaixa ao que é ensinado sobre a teoria em questão é a alternativa "C".

    GABARITO: C

    Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Liderança, sendo mais especificamente cobrado na questão a teoria Situacional de Hersey e Blanchard.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação:


    Fazendo uma breve revisão da literatura aplica à gestão de pessoas, percebemos que os conceitos sobre liderança estão divididos em três abordagens principais: traços de personalidade, comportamental (estilos de liderança) e situacional.


    Na teoria dos traços, a ideia era que a liderança era nata, ou seja, as pessoas com determinadas características físicas, mentais e culturais teriam uma tendência para liderança. Por outro lado, a liderança não poderia ser desenvolvida por indivíduos que não nasceram com determinados traços de personalidade.


    Por outro lado, Segundo Ribas (2015), na abordagem chamada estilos de liderança o foco ainda é o líder, mas, neste caso, a liderança pode ser aprendida, ao contrário do preceituado na teoria dos traços. (Ribas, 2015, p. 299).


    Contudo, para teoria situacional é a situação que pode definir o comportamento de um líder e a sua decisão, ou seja, nesta teoria, são as contingências que estabelecerão o tipo de ação do líder.


    Neste sentido, para a teoria de Hersey e Blanchard o tipo de liderança deveria ser exercida, conforme a maturidade do empregado, por isso era uma abordagem situacional, ou seja, para cada tipo de empregado, um tipo de comportamento de liderança em relação ao relacionamento e à tarefa.


    Nesta esteira, os autores criaram quatro estilos de liderança em relação ao relacionamento e à tarefa, conforme o nível de maturidade do empregado, que segundo Ribas (2015) são:


    “- E1 dirigir/determinar: o líder define os papéis e informa os subordinados sobre as tarefas, quando e como executá-las; há, por isso, uma grande ênfase no comportamento diretivo. Apresenta alta orientação para a tarefa e baixo relacionamento.


    - E2 persuadir/vender: o líder fornece comportamento diretivo e de apoio aos subordinados para que as tarefas possam ser executadas conforme ele as definiu e estruturou. Apresenta alta orientação para as tarefas e alto relacionamento com as pessoas.


    - E3 participar/partilhar: o processo de decisão é partilhado, sendo o papel principal do líder o de facilitador e comunicador. Apresenta baixa ênfase na estruturação das tarefas e alto nível de relacionamento com as pessoas.


    - E4 delegar: o líder dá escassa direção e apoio aos colaboradores. Este estilo só é adequado quando os colaboradores são realmente capazes de desenvolverem o trabalho e têm elevados níveis de motivação para fazer o que lhes é solicitado. Apresenta baixa ênfase na estruturação das tarefas e baixo nível de relacionamento com as pessoas". (Ribas, 2015, p. 314).


    Posto isso, vamos à análise das alternativas:


    A) Errado, pois a abordagem dos traços de personalidade não é adotada pela liderança situacional.


    B) Errado, pois a teoria bidimensional não é um tipo de liderança situacional, mas pertence ao modelo comportamental de liderança.


    C) Certo, pois na liderança situacional o foco não está apenas no comportamento do líder, mas também na maturidade dos seus liderados.


    D) Errado, pois o conteúdo da alternativa guarda relação com a teoria dos estilos clássicos de liderança, sendo mais especificamente relacionada com a liderança autocrática.


    E) Errado, pois o conteúdo da alternativa guarda relação com a teoria comportamental de liderança, sendo mais especificamente relacionada com a teoria bidimensional.



    Fonte:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª ed. – Brasília: Alumnus, 2015.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Liderança situacional - maturidade

  • Uma dica que vou deixar aqui pra vocês nobres colegas e que eu por acaso acabei utilizando agora nessa questão e que me fez acertá-la.

    Toda vez que questão visar sobre o tema:

    Liderança situacional faça um link com a alternativa que utiliza os termos maturidade dos empregados/colabodores.

    Não tem erro. É um bizu que sempre funciona comigo funcionou agora!

    Gaba C