SóProvas


ID
3430282
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem várias formas de transmitir a Cultura Organizacional dentro das organizações. Assinale a alternativa que apresenta as mais comuns.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

    Conforme SHEIN, cultura organizacional é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas. 

    FONTE: QC

  • gab- D Comunicação, símbolos materiais, histórias e rituais

  • Gabarito Letra D

     

    A PARTE QUE A QUESTÃO SE REFERE É A DOS ARTEFATOS QUE SÃO VISÍVEIS PARA TODOS.

     

                                                      Os níveis fundamentais da cultura ou elementos [ice bag]

     

    --- > Artefatos: Superficial, visível e tangível.  GABARITO

    > Estruturas e processos organizacionais visíveis (mais fáceis de decifras e de mudar)

    --- > Valores compartilhados: invisível.

    > filosofias, estratégias e objetivos (justificações compartilhadas)

    --- > Pressuposições básicas: Profunda, invisível, intangível.

    > Crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (fontes mais profundas de valores e ações)

  • A cultura de uma organização envolve elementos tangíveis e intangíveis. Os fatores tangíveis são aqueles concretos e facilmente percebidos, como o estilo de vestuário, a organização dos ambientes de trabalho e as tecnologias de gestão, por exemplo. Já os elementos intangíveis estão relacionados à questões mais subjetivas, ligadas às crenças, valores, símbolos, regras não institucionalizadas e tabus. Bowditch e Buono chamam os elementos tangíveis de cultura organizacional objetiva e os elementos intangíveis compõem a cultura organizacional subjetiva. 

    Outra forma de classificar os elementos da cultura organizacional é a divisão da cultura em três níveis

    Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam.

    Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. “São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros”.

    Pressuposições básicas: “Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não-escritas e nem sequer faladas”. 

  • A cultura pode ser "transmitida" aos funcionários de diversas maneiras, dentre elas pode-se citar:

    ---> Histórias: são narrativas e contos que, geralmente, se referem a eventos ocorridos com os fundadores da empresa, memórias sobre eventos especiais ou momentos de dificuldades, lembranças sobre eventos críticos para a organização, momentos de sucesso, situações de quebras de conduta, "lutas organizacionais" etc. São narrativas de eventos e situações que vinculam o presente ao passado e servem de base para explicar e legitimar as práticas atuais vigentes na organização.

    ---> Rituais: são sequências repetitivas de ações que expressam e reforçam os valores fundamentais da organização, bem como a maneira das pessoas agirem. Por exemplo: equipes que fazem algum "grito de guerra" antes de iniciarem o trabalho ou quando atingem as metas, por exemplo.

    ---> Símbolos Materiais: Trata-se dos aspectos físicos, como a arquitetura do ambiente de trabalho, tamanho das salas, arranjo físico dos escritórios, tipo de carro utilizado pelos executivos etc. São os aspectos materiais que definem o grau de igualdade (ou diferenciação) entre as pessoas, bem como o tipo de comportamento. Os símbolos materiais indicam aos funcionários quem é importante, qual o tipo de comportamento desejado etc. São aspectos importantes da comunicação não verbal.

    ---> Linguagem: muitas organizações (ou unidades dentro de uma organização) utilizam a linguagem como uma forma de identificar membros de uma cultura ou subcultura. Ao aprender essa linguagem, os membros confirmam a aceitação da cultura e ajudam a preservá-la. Por exemplo: As organizações desenvolvem termos próprios para descrever pessoas, escritórios, clientes, produtos, fornecedores etc. (são as famosas "siglas" utilizadas pela organização).