SóProvas


ID
3430732
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmações a seguir.


I. Ênfase na prática da administração.

II. Reafirmação dos postulados (ideias) clássicas.

III. Ênfase nos objetivos e nos resultados.

IV. Ênfase nos princípios gerais da administração.

V. Ecletismo nos conceitos.


Marque a opção CORRETA que evidencia a teoria da administração a qual as afirmações se referem.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:

    Ênfase na prática da administração

    Reafirmação dos postulados clássicos

    Ênfase nos princípios gerais de administração

    Ênfase nos objetivos e nos resultados.

  • Letra E

    Todos são características da Teoria Neoclássicas.

    Chiavenato, 2003. p. 152

  • A questão cobrou conhecimento sobre as teorias administrativas e pediu para identificarmos a que escola/teoria os cinco itens apresentados pertencem.

    Analisando as alternativas, temos que

    A- INCORRETA. Teoria das Relações Humanas- Surgiu nos EUA com os estudos de Elton Mayo e em decorrência dos resultados da Experiência de Hawthorne que concluiu que a produtividade tem influência nas relações sociais que existe entre os operários. Como possuía ênfase nas pessoas (e não em tarefas ou estrutura) fez oposição à abordagem clássica e introduziu conceitos como dinâmica de grupo, organização informal e grupos sociais e liderança informal. O homem social é a concepção humana utilizada nessa organização.

    B- INCORRETA. Teoria Sistêmica- Surgida no pós-guerra, com conceitos criados por cientistas, entre eles o biólogo Ludwig Von Bertalanffy, a abordagem sistêmica trouxe uma ideia de que as organizações são sistemas vivo, orgânicos, flexíveis e que tudo está relacionado, tudo é interdependente. Seus principais teóricos são: Katz, Kahn, Kast, Johnson, Burns e Trist. Palavras-chave: globalismo, holismo, sinergia, interdependência, entropia, homeostase, inputs (entradas), black box e outputs (saídas).

    C- INCORRETA. Teoria Comportamental - Nomes como Simon, McGregror, Likert e Barnand foram importantes na concepção dessa teoria que considerou a organização como um sistema social cooperativo e racional. Foi nessa época que surgiram alguns dos famosos estilos de liderança e teorias sobre a motivação e estudos da tomada de decisão. Além disso, nessa época foram estudados os conflitos organizacionais e a sua importância no ambiente. São características dessa teoria os estudos da liderança, motivação, conflitos e comunicação.

    D- INCORRETA. Teoria da Burocracia - Teve como base os estudos do sociólogo alemão Max Weber. Essa teoria teve o propósito de ser mais abrangente, pois ia além da administração de fábricas e se estendeu às escolas, igrejas e organizações diversas. Possui várias características marcantes: impessoalidade, profissionalismo, hierarquia, formalidade, controle dos meios (desconfiança prévia), combate ao desperdício. As características negativas são chamadas “disfunções da burocracia” e são exemplos: excesso de formalismo, rigidez, lentidão e devem ser vistas com atenção para que não sejam confundidas com as características acima citadas. 

    E- CORRETA. Teoria Neoclássica - Peter Drucker foi o seu maior expoente. Reformulou muitos conceitos utilizados na abordagem clássica, sobretudo na teoria de Fayol. Com ênfase mais eclética (pessoas, estrutura e tarefas), focou nos objetivos organizacionais e introduziu a Administração por Objetivos (APO). As funções administrativas modernas também resultaram dessa teoria. O conceito humano dessa teoria é o homem organizacional. Portanto, percebe-se que os 5 item tratam desta teoria.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA E