-
A APO avalia o desempenho da organização a partir dos números que esta apresenta, o que gera comunhão entre funcionários e superiores para que atinjam e/ou superem seus objetivos, além de auxiliar no processo de previsão organizacional.
Os objetivos podem ser divididos em:
Estratégicos: São os objetivos amplos que atingem toda a organização e de longo prazo
Táticos: objetivos departamentais possui ligação com cada departamento e é de médio prazo.
Operacionais: objetivos referentes de cada atividade ou tarefa, são detalhados e de curto prazo
A APO tem como principais benefícios, dar clareza nos objetivos da empresa, melhorar o planejamento e controle, aumentar a motivação dos colaboradores, fornecer uma avaliação mais objetiva.
-
Gabarito (D)
Resuminho da APO (Administração Por Objetivos)
Por Drucker, Fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretender chegar.
A base da APO é o processo em que participam o chefe e a sua equipe (ou um subordinado em particular), substituindo o processo hierárquico, no qual o chefe define objetivos e apenas o transmite para a cadeia abaixo, para depois avaliar a equipe.
Visão específica da APO:
-- Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior (ou seja, administração participativa);
-- Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição. Não devendo ser nem muito audaciosos, que seja impossível de alcançá-los e nem muito estreitos, cujo alcance seja muito fácil.
-- Interligação entre os vários objetivos departamentais;
-- Ênfase na mensuração e no controle de resultados;
-- Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos;
-- Participação atuante das gerências e dos subordinados;
-- Apoio intensivo do staff.
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.
-
A banca quer saber qual teoria se enquadra em relação às características apresentadas:
I. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior. II. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição. III. Interligação entre os vários objetivos departamentais. IV. Ênfase na mensuração e no controle de resultados. V. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
Com isso, julgaremos os itens:
A) INCORRETA.Não tem relação com a Teoria das Relações Humanas pois essa não previa o estabelecimento de objetivos em comum. Ela fez oposição à abordagem clássica e considerou a organização informal e as interações sociais dos indivíduos.
B) INCORRETA. Teoria Clássica de Fayol não previa objetivos em comum. Essa teoria tinha ênfase na estrutura e alguns dos seus princípios eram a autoridade e a responsabilidade, a autoridade única e a ordem. É considerada um teoria rígida, inflexível e conservadora.
C) INCORRETA. Teoria Comportamental foi uma corrente que se baseou na psicologia organizacional e redimensionou a já conhecida teoria humanística, de Mayo.
D) CORRETA. De fato, a questão trouxe as características da Administração por Objetivos (APO). Ela enfatiza nos objetivos, nas finalidades e nos resultados, ou seja, nos fins! De acordo com Chiavenato (2014): "A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um, em termos de resultados esperados, e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados e as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a ser os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados."
E) INCORRETA. A Teoria Sistêmica é a corrente que considera a interdependências das partes da organização e que essa faz parte de um sistema aberto.
CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D.
-
Essa questão é MODELO pra fixar APO.
Tudo está aqui. Guarde ela.