SóProvas


ID
3430834
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

No trecho “Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais…” (3° parágrafo), a vírgula foi empregada pelo mesmo motivo que no trecho:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ?Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais??  ? vírgula usada para separar termos com a mesma função sintática (=sujeito), o mesmo ocorre na letra "e":

    ? Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa? (6° parágrafo) ? há alguma coisa (=verbo impessoal, os termos separados pelas vírgulas possuem a mesma função sintática, ambos são objetos diretos).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva E

    Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa… (6° parágrafo)

  • GABARITO: E

    VÍRGULA SEPARANDO TERMOS DA MESMA FUNÇÃO.

  • O motivo da vírgula no enunciado é para separar os sujeitos -> PREÇOS COMPETITIVOS, FÁCIL ACESSO E ALTERNATIVA AO TRÂNSITO são chamarizes...

    O mesmo se apresenta na alternativa E -> A GRANEL, MODA, BIJUTERIAS E UTENSÍLIOS PARA CASA são produtos naturias....

    Gabarito E

  • Vírgula com caráter de ENUMERAÇÃO.

  • Gab E

    Trata-se da regra de vírgula usada para separar elementos que tem a mesma função sintática em uma oração.

    Sabemos que orações em ordem direta não tem vírgula.

    ordem direta (Sujeito, verbo, objetos/complementos, adjuntos)

    Porem quado um desses elementos listados for mais de uma palavra, serão separados entre vírgula

    Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais…”( aqui, tudo que está em verde é o sujeito da oração, separados com vírgula)

    produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa… (6° parágrafo)(Aqui, o ha é o verbo, e o que está em verde são os objetos, separados por vírgula)

    *Lembrando que pode ser usada a vírgula se forem mais de 2, e no último colocar o ''e''. Lembrando sempre de deixar o ''e'' sem vírgula, pois a última palavra do sujeito precisa ser colada com o verbo para fazer jus à regra da não separação entre sujeito e verbo.

  • Função de enumeração.

  • PC-PR 2021