-
GABARITO: LETRA B
? ?Do nada, a criação e edição do site parou de funcionar.? (4º§)
? Temos um sujeito composto (=dois núcleos nominais, logo, o verbo deveria ser flexionado no plural ? criação e edição pararam).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
“Do nada, a criação e edição do site parou de funcionar.”
O verbo deve concordar com o sujeito composto e como temos dois núcleos antepostos ao verbo o ele deve ficar obrigatoriamente no plural.
GABARITO. B
-
Alternativa correta: B.
.
.
> sujeito composto ANTES do verbo: verbo no plural
> sujeito composto DEPOIS do verbo: verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo
.
Para identificar o sujeito composto na frase, retire "a criação" e depois "a edição" do site e veja que a frase ainda faz sentido: "a criação do site parou" e "a edição do site parou". Isso significa que temos mais de um sujeito na oração (sujeito composto por mais de um núcleo).
-
Gab: B
>> A regra é que o verbo estando posposto ao sujeito composto, deverá concordar com o plural masculino, caso sejam de "gêneros" diferentes os seus núcleos;
Cuidado com o comentário do colega Luis Henrique, pois o verbo estar anteposto ao sujeito composto não implica na regra de que este deva concordar necessariamente com o mais próximo!
Veja, por exemplo, o caso da concordância atrativa:
>> Às vezes, quando queremos chamar a atenção de um termo, invertermos a ordem dos termos para pôr em evidencia alguém:
Ex: Ozzy e sua banda concederam entrevista.
Ex.2: concedeu entrevista Ozzy e sua banda > neste segundo caso, eu estou dando ênfase a um dos termos, no caso Ozzy, mostrando que ele é a parte mais importante > chamada concordância atrativa.
(Se fosse para chamar atenção para “banda”: concedeu entrevista a banda e o Ozzy).
-
Dica para vc levar para o resto da vida:
Sujeito composto (dois núcleos) se estiver:
☛Anteposto: Deve ficar no plural.
Salgadinhos e refrigerantes sobraram do aniversário.
☛Posposto: Pode ficar no singular /Plural:
Sobrou/Sobraram= Salgadinhos e refrigerantes do aniversário.
Sucesso Bons estudos, Nãodesista!
-
Sujeito composto anteposto ao verbo: verbo concordará no PLURAL
ex: João e Ana foram passear.
Sujeito composto posposto ao verbo: verbo concordará no PLURAL OU SINGULAR.
ex: FORAM/FOI João e Ana.
-
Quando tem um sujeito composto primeiro e depois o verbo, nós produzimos um período na ordem direta (período na ordem natural da língua). A concordância também vai ser uma concordância natural da língua.
A concordância natural da língua é a chamada CONCORDÂNCIA GRAMATICAL que é baseado na SOMA (o verbo concorda com o REFENTE).
Se o referente estiver no singular, o verbo deve ficar no singular! Se o referente estiver no plural, o verbo deve ficar no plural! Se tivermos dois núcleos, o verbo dever ficar no plural.
-> Quando colocamos primeiro o sujeito e depois o verbo, nós teremos a CONCORDÂNCIA GRAMATICAL que é uma concordância baseada na soma, logo, O VERBO VAI CONCORDAR COM OS DOIS NÚCLEOS.
-> Quando colocamos primeiro o verbo e depois o sujeito, nós teremos dois tipos de concordância: CONCORDÂNCIA GRAMATICAL (concordar com os dois núcleos) e CONCORDÂNCIA ATRATIVA (concordar com o núcleo mais próximo)
CONCORDÂNCIA ATRATIVA = Pegar o verbo e concordar com o núcleo MAIS PRÓXIMO, independentemente da forma como ele se apresenta (singular ou plural).
-
GABARITO: LETRA B
Quando o sujeito é composto e anteposto ao verbo, a concordância se faz no plural:
Exemplos:
Pai e filho conversavam longamente.
(Sujeito)
Pais e filhos devem conversar com frequência.
(Sujeito)
No caso do sujeito composto posposto ao verbo, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. Convém insistir que isso é uma opção, e não uma obrigação.
Por Exemplo:
Faltaram coragem e competência.
Faltou coragem e competência.
FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR
-
Como há sujeito composto sendo que não existe paralelismo entre "criação" e "edição"?? Cadê o artigo "a" antes de edição?
-
GABARITO B
Pessoal, regrinha básica do sujeito composto:
1) Quando o sujeito é composto e vem ANTES do verbo, a concordância se faz obrigatoriamente no PLURAL:
Ex.: Pai e filho conversavam longamente.
2) Quando o sujeito composto vem DEPOIS do verbo (ordem inversa do sujeito), o verbo pode ir para o PLURAL ou SINGULAR:
Ex.: "Irei ao Rio eu e ela" ou "Iremos ao Rio eu e ela".
bons estudos
-
Assertiva b
O verbo deveria estar flexionado no plural para concordar com os dois termos que constituem os núcleos do sujeito composto.
-
“Do nada, a criação e edição do site parou de funcionar.”
Regra básica de concordância verbal: o verbo concorda com o sujeito em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), estando o sujeito antes ou depois dele.
A Os dois núcleos do sujeito estão no singular, por isso o verbo deverá concordar com eles, também flexionado no singular.
Sujeito composto anteposto ao verbo, o verbo concorda no plural com todos os elementos do sujeito. Logo, o certo seria "a criação e edição do site pararam de funcionar".
B O verbo deveria estar flexionado no plural para concordar com os dois termos que constituem os núcleos do sujeito composto.
Sujeito composto anteposto ao verbo, o verbo concorda no plural com todos os elementos do sujeito. Logo, o verbo deveria estar flexionado no plural para concordar com os dois termos que constituem os núcleos do sujeito composto: "a criação e edição do site pararam de funcionar".
C Como o verbo está posicionado depois do sujeito composto, de acordo com a norma padrão, ele deverá estar flexionado no singular.
Sujeito composto anteposto ao verbo, o verbo concorda no plural com todos os elementos do sujeito. Logo, o certo seria "a criação e edição do site pararam de funcionar".
D Se o verbo estivesse flexionado no plural, estaria em desacordo com a regra de concordância verbal proposta pela variedade padrão do idioma.
De acordo com a norma padrão, quando o sujeito composto está anteposto ao verbo, o verbo concorda no plural com todos os elementos do sujeito.
Gabarito letra B
-
gab B
na ordem direta da frase, somente é possível a concordancia Rígida. (Somar todos elementos e manter o plural masculino)
Se a oração estiver invertida (com sujeito posposto) , é possível fazer a concordancia rígida ou a conocrdancia atrativa.
-
Mateus Oliveira, não seria apenas ''Sobraram'' salgadinhos e refrigerantes?
Concordância atrativa = plural
Concordância total = plural
Ao meu ver não existe singular nesta construção aí.
-
CUIDADO
Não vejo gabarito para a questão. Os comentários aqui presentes, embora tratem, em sua maioria, corretamente da concordância com sujeitos compostos. parecem não analisar a frase que serve de ponto de partida à questão.
“Do nada, a criação e edição do site parou de funcionar.”
O ponto principal que devemos analisar é a construção do enunciado. Percebam que temos dois substantivos, "criação" e "edição", ligados por uma conjunção aditiva "e", mas apenas o primeiro está antecedido de artigo, de modo que temos uma construção que se comporta como individuo uno.
É uma construção comum quando possuímos algo que incorpora duas funções em um único sujeito, de modo que a concordância ocorre naturalmente no singular. Em muitos casos podemos entender uma construção subentendida junto destes substantivos.
"A criação e edição do site parou de funcionar.” - A ferramenta de criação e edição.
"O embarque e desembarque fica daquele lado" - O setor de embarque e desembarque.
"O ligar e desligar parou de funcionar" - O botão de ligar e desligar.
Tomem como exemplo a questão Q125241 , que trata de situação similar.
Não estamos diante de um sujeito composto, a questão é nula.