SóProvas


ID
3431740
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 Socorro, meu site parou de funcionar! E a culpa é do mito.


      Vejam a confusão que se avizinha. O WordPress é a principal plataforma de gestão de conteúdo de sites no mundo. É um sistema livre e aberto e uma das ferramentas mais utilizadas por sua funcionalidade de uso e versatilidade. Para os numerólogos, o WP detém 60% de participação do mercado global; 17 posts são publicados a cada segundo em sites do WP em todo mundo; empresas como o New York Observer, o New York Post, o TED, o Thought Catalog, Williams, o USA Today, a CNN, a Fortune.com, a TIME.com, a National Post, a Spotify, a TechCrunch, a CBS Local e a NBC usam o WP. Para encerrar, cerca de 19.500.000 sites em toda a web usam o WordPress. Se quiser mais informações, acesse http://bit.ly/2VE09Pj.

      Acontece que, para o seu bom funcionamento, é necessário a instalação de plugins. Muitos plugins. O plugins ou extensões (também conhecidos por plug-in, add-in, add-on) são programas de computador usados para adicionar funções a outros programas maiores, promovendo alguma funcionalidade especial ou específica. Ou seja, ele é uma espécie de “caixa de marcha” do site.

      Assim sendo, os pluginssão indispensáveis na construção da arquitetura de todos os sites. E a maioria deles é gratuita. A novidade, agora, é que eles estão se tornando pagos. Por isso, sem mais nem menos, não consegui, ontem, trabalhar o meu site mondolivro.com.br. Vou explicar.

      Do nada, a criação e edição do site parou de funcionar. Só isso, imagina... você tecla “Adicionar novo” ele te manda para o Nirvana, ou seja, depois de três séculos de minutos pensando, abre uma página com um “Erro 504” do “Guru Meditation”. Não é piada, eu printei. Foi quando meu verdadeiro guru, o Anderson Clayton, me alertou: o plugin Toolset Types parou de ter atualizações, ou seja, ele não existe mais. Pior: esta crise shekespeareana é a coisa mais comum na plataforma de WP, hoje. Eles tem uma crise de identidade, somem e reaparecem comum aviso, convidando para ingressar na versão paga. É isso ou reconstruir todo o site com um novo plugin.

      Mas tudo bem, afinal, ninguém vai reclamar de pagar pelo que é indispensável ao funcionamento do site. Mas aí o pior: o plugin mira a Pessoa Jurídica. O preço flutua entre U$ 159 e U$ 300!! Mas estamos falando de UM plugin. Normalmente, um site médio utiliza entre 10 e 30. Mais informações aqui: http://bit.ly/2VFjWOx.

      Será uma espécie de retorno em versão cibernética ao mito do Cavalo de Troia? Um presente lindo que, por dentro, reserva uma surpresa desagradável? Estaremos, portanto, caminhando para outra cadeia de serviços, ainda não sistematizada do ponto de vista tecnológico? Estaremos subordinados, em breve, a uma casta de programadores, desenvolvedores e afins? Sem dúvida. É uma questão de tempo. Pouco tempo, podem ter certeza.

(Por Afonso Borges. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo. com/

afonso-borges/post/socorro-meu-site-parou-de-funcionar-e-culpae-do-

mito.html. Acesso em: 23/06/2019.)

A identificação do sujeito de uma oração é indispensável para o estabelecimento adequado da concordância verbal. Relativamente à concordância do verbo sublinhado em “Do nada, a criação e edição do site parou de funcionar.” (4º§), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? ?Do nada, a criação e edição do site parou de funcionar.? (4º§)

    ? Temos um sujeito composto (=dois núcleos nominais, logo, o verbo deveria ser flexionado no plural ? criação e edição pararam).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Do nada, a criação e edição do site parou de funcionar.

    O verbo deve concordar com o sujeito composto e como temos dois núcleos antepostos ao verbo o ele deve ficar obrigatoriamente no plural.

    GABARITO. B

  • Alternativa correta: B.

    .

    .

    > sujeito composto ANTES do verbo: verbo no plural

    > sujeito composto DEPOIS do verbo: verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo

    .

    Para identificar o sujeito composto na frase, retire "a criação" e depois "a edição" do site e veja que a frase ainda faz sentido: "a criação do site parou" e "a edição do site parou". Isso significa que temos mais de um sujeito na oração (sujeito composto por mais de um núcleo).

  • Gab: B

    >> A regra é que o verbo estando posposto ao sujeito composto, deverá concordar com o plural masculino, caso sejam de "gêneros" diferentes os seus núcleos;

    Cuidado com o comentário do colega Luis Henrique, pois o verbo estar anteposto ao sujeito composto não implica na regra de que este deva concordar necessariamente com o mais próximo!

    Veja, por exemplo, o caso da concordância atrativa:

    >> Às vezes, quando queremos chamar a atenção de um termo, invertermos a ordem dos termos para pôr em evidencia alguém:

    Ex: Ozzy e sua banda concederam entrevista.

    Ex.2: concedeu entrevista Ozzy e sua banda > neste segundo caso, eu estou dando ênfase a um dos termos, no caso Ozzy, mostrando que ele é a parte mais importante > chamada concordância atrativa.

    (Se fosse para chamar atenção para “banda”: concedeu entrevista a banda e o Ozzy).

  • Dica para vc levar para o resto da vida:

    Sujeito composto (dois núcleos) se estiver:

    ☛Anteposto: Deve ficar no plural.

    Salgadinhos e refrigerantes sobraram do aniversário.

    ☛Posposto: Pode ficar no singular /Plural:

    Sobrou/Sobraram= Salgadinhos e refrigerantes do aniversário.

    Sucesso Bons estudos, Nãodesista!

  • Sujeito composto anteposto ao verbo: verbo concordará no PLURAL

    ex: João e Ana foram passear.

    Sujeito composto posposto ao verbo: verbo concordará no PLURAL OU SINGULAR.

    ex: FORAM/FOI João e Ana.

  • Quando tem um sujeito composto primeiro e depois o verbo, nós produzimos um período na ordem direta (período na ordem natural da língua). A concordância também vai ser uma concordância natural da língua.

    A concordância natural da língua é a chamada CONCORDÂNCIA GRAMATICAL que é baseado na SOMA (o verbo concorda com o REFENTE).

    Se o referente estiver no singular, o verbo deve ficar no singular! Se o referente estiver no plural, o verbo deve ficar no plural! Se tivermos dois núcleos, o verbo dever ficar no plural.

    -> Quando colocamos primeiro o sujeito e depois o verbo, nós teremos a CONCORDÂNCIA GRAMATICAL que é uma concordância baseada na soma, logo, O VERBO VAI CONCORDAR COM OS DOIS NÚCLEOS.

    -> Quando colocamos primeiro o verbo e depois o sujeito, nós teremos dois tipos de concordância: CONCORDÂNCIA GRAMATICAL (concordar com os dois núcleos) e CONCORDÂNCIA ATRATIVA (concordar com o núcleo mais próximo)

    CONCORDÂNCIA ATRATIVA = Pegar o verbo e concordar com o núcleo MAIS PRÓXIMO, independentemente da forma como ele se apresenta (singular ou plural).

  • GABARITO: LETRA B

    Quando o sujeito é composto e anteposto ao verbo, a concordância se faz no plural:

    Exemplos:

    Pai e filho conversavam longamente.

     (Sujeito)

    Pais e filhos devem conversar com frequência.

      (Sujeito)

    No caso do sujeito composto posposto ao verbo, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. Convém insistir que isso é uma opção, e não uma obrigação.

    Por Exemplo:

    Faltaram coragem e competência.

    Faltou coragem e competência.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • Como há sujeito composto sendo que não existe paralelismo entre "criação" e "edição"?? Cadê o artigo "a" antes de edição?

  • GABARITO B

    Pessoal, regrinha básica do sujeito composto:

    1) Quando o sujeito é composto e vem ANTES do verbo, a concordância se faz obrigatoriamente no PLURAL:

    Ex.: Pai e filho conversavam longamente.

    2) Quando o sujeito composto vem DEPOIS do verbo (ordem inversa do sujeito), o verbo pode ir para o PLURAL ou SINGULAR:

    Ex.: "Irei ao Rio eu e ela"  ou   "Iremos ao Rio eu e ela".

    bons estudos

  • Assertiva b

    O verbo deveria estar flexionado no plural para concordar com os dois termos que constituem os núcleos do sujeito composto.

  • Do nada, a criação e edição do site parou de funcionar.” 

    Regra básica de concordância verbal: o verbo concorda com o sujeito em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), estando o sujeito antes ou depois dele.

    A Os dois núcleos do sujeito estão no singular, por isso o verbo deverá concordar com eles, também flexionado no singular.

    Sujeito composto anteposto ao verbo, o verbo concorda no plural com todos os elementos do sujeito. Logo, o certo seria "a criação e edição do site pararam de funcionar".

    B O verbo deveria estar flexionado no plural para concordar com os dois termos que constituem os núcleos do sujeito composto.

    Sujeito composto anteposto ao verbo, o verbo concorda no plural com todos os elementos do sujeito. Logo, o verbo deveria estar flexionado no plural para concordar com os dois termos que constituem os núcleos do sujeito composto: "a criação e edição do site pararam de funcionar".

    C Como o verbo está posicionado depois do sujeito composto, de acordo com a norma padrão, ele deverá estar flexionado no singular.

    Sujeito composto anteposto ao verbo, o verbo concorda no plural com todos os elementos do sujeito. Logo, o certo seria "a criação e edição do site pararam de funcionar".

    D Se o verbo estivesse flexionado no plural, estaria em desacordo com a regra de concordância verbal proposta pela variedade padrão do idioma.

    De acordo com a norma padrão, quando o sujeito composto está anteposto ao verbo, o verbo concorda no plural com todos os elementos do sujeito.

    Gabarito letra B

  • gab B

    na ordem direta da frase, somente é possível a concordancia Rígida. (Somar todos elementos e manter o plural masculino)

    Se a oração estiver invertida (com sujeito posposto) , é possível fazer a concordancia rígida ou a conocrdancia atrativa.

  • Mateus Oliveira, não seria apenas ''Sobraram'' salgadinhos e refrigerantes?

    Concordância atrativa = plural

    Concordância total = plural

    Ao meu ver não existe singular nesta construção aí.

  • CUIDADO

    Não vejo gabarito para a questão. Os comentários aqui presentes, embora tratem, em sua maioria, corretamente da concordância com sujeitos compostos. parecem não analisar a frase que serve de ponto de partida à questão.

    Do nada, a criação e edição do site parou de funcionar.

    O ponto principal que devemos analisar é a construção do enunciado. Percebam que temos dois substantivos, "criação" e "edição", ligados por uma conjunção aditiva "e", mas apenas o primeiro está antecedido de artigo, de modo que temos uma construção que se comporta como individuo uno.

    É uma construção comum quando possuímos algo que incorpora duas funções em um único sujeito, de modo que a concordância ocorre naturalmente no singular. Em muitos casos podemos entender uma construção subentendida junto destes substantivos.

    "A criação e edição do site parou de funcionar.” - A ferramenta de criação e edição.

    "O embarque e desembarque fica daquele lado" - O setor de embarque e desembarque.

    "O ligar e desligar parou de funcionar" - O botão de ligar e desligar.

    Tomem como exemplo a questão Q125241 , que trata de situação similar.

    Não estamos diante de um sujeito composto, a questão é nula.