SóProvas


ID
343240
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os princípios da Administração foram criados por Henri Fayol.

Alternativas
Comentários
  • correto!

    A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henry Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.

    Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

     

    Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

    Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. Autoridade - Autoridade é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização. Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens. Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos. Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais. Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização. Centralização (ou Descentralização) - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas. Linha de Comando (Hierarquia) - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa. Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar. Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais. Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários. Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos até mais!

    ;)
  •                 Na verdade este tipo de questão não deveria ser considerada certa. 
    Segundo Chiavenato (2003): 
    "Fayol definiu os "princípios gerais " de Administração, sistematizando-os sem muita originalidade, porquanto os coletou de diversos autores de sua época. (pág. 82)"
                    Em outras palavras, muitos princípios já eram defendidos por outros estudiosos e Fayol apenas escolheu alguns.

    Fonte:
    Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
  • De acordo a obra dos professores Anderson Lopes e Aline Lacerda, a questão está correta, pois eles a descrevem:

    (...)

    Por intermédio da Administração Científica de Taylor, a TGA teve como primeira e principal finalidade alcançar a eficiência industrial, elevando a racionalização do trabalho com ênfase nas tarefas.

    Em seguida, uma vez posta a estrutura organizacional, a Teoria Clássica de Fayol definiu os princípios gerais da Administração e as funções do administrador.

    (...)

  • Os princípios da Administração não foramcriados por Frederick Wilslow Taylor  ?
    Obrigada
    Joci Mara

  • Em realção a dúvida da amiga JOCI MARA BARBOZA ,

    Taylor defendia que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incitivo para produzir mais. ( PRINCÍPIO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA).

    Em seu sgundo livro "Principles of Scientific Management" ( PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA) públicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ènfase em sua filosofia, e introduz os QUATRO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA.:

    Princípio de planejamento - Substituição de métodos emperícos por procedimento científicos- sai da cena o improviso e o julgamento individual, o trbalho deve ser planejado e testado

    Princípios de preparo dos trabalhadores - Selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treina-los para produzir mais e melhor.

    Princípio de controle - controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelicida e dentro da meta.

    Princípio da execução - distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possivel.

    Portanto, a resposta são 0s 14 principios de Fayol citados pelos colegas acima.

    Bons estudos .. Fiquem com Deus
  • Na verdade, acredito que essa questão está mal formulada. Afirma que os princípios da Administração foram criados por Henri Fayol. Mas a dúvida é: de que Administração se está falando? A clássica, contemporânea, etc? E outra, Fayol apresentou alguns princípios, mas tiveram outros autores que também formularam os seus.
  • É evidente que diversos autores formularam princípios na época, no entanto, os 14 de Fayol são considerados o marco inicial.
    Enfim, Fayol é que levou a fama de criador. rsrs
    Item Correto!



     

  • Também achei a questão dúbia. Outros autores também contribuiram. 
  • Se um dia eu fizer alguma prova da UFBA, somente nesse caso, vou considerar uma afirmativa dessas como correta.

    Afirmar, genericamente, que os princípios da Administração foram criados por Henri Fayol está errado. Vários autores contribuíram.

  • CERTO


    A questão não restringe falando que os princípios foram criados exclusivamente ou unicamente por Fayol, assim pode ter havido a contribuição de vários autores e estudiosos, mas quem ficou marcado como "Pai da Gestão" foi Fayol que além de dar foco na estrutura da organização, ficou conhecido pelos 14 princípios gerais, são eles:

    1- Divisão do trabalho

    2- Autoridade e Responsabilidade

    3 - Disciplina

    4 - Unidade de Direção

    5 - Unidade de comando

    6 - Subordinação do interesse individual ao geral

    7 - Remuneração justa

    8 - Centralização

    9 - Rede escalar (cadeia de supervisores)

    10 - Ordem (organização de funções e alocação)

    11 - Equidade

    12 - Estabilidade

    13 - Iniciativa

    14 - Trabalho em grupo

  • Banca mother fucker :(

  • se considerassem Weber, Maslow, etc., pode falar em questão errada.  Estrategia de prova.... 

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gabarito: CERTO

     

    Fayol, já em 1888, começou a aplicar suas ideias de administração na fábrica em que era diretor. Com a divisão da empresa em 6 segmentos, as 5 funções do administrador (POCCC) e os 14 princípios básicos, já eram por ele empregado a muito tempo.

     

    Fonte: Filipe Coelho

  • Não to entendendo mais nada. Acabei de ler que era TAYLOR

  • Fayol tá para administração, assim como Santos Dumont para aviação.

  • Henri Fayol dividiu a empresa em atividades e funções distintas.

    Para Fayol, são funções administrativas as atividades de "prever, organizar, comandar, coordenar e controlar", o conhecido POC3.

    Para os teóricos desta abordagem, as funções administrativas são representadas por um grupo de atividades cujo desempenho forma um processo sequencial na concepção e simultâneo na operação, o qual se repete continuamente.

    Para Henri Fayol, as funções universais da administração são as seguintes: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

    Prever: estabelecer um plano de ação para atender as demandas futuras.

    Organizar: definir rotinas de trabalho, de modo a otimizar o tempo, evitar os desperdícios, eliminando ações que não agregam valor

    Comandar: fazer com que todos os setores da empresa funcionem e levem a empresa a atingir seus objetivos e metas de produção, vendas e lucro.

    Coordenar: sincronizar e harmonizar os processos interdependente para que todo o trabalho seja executado com mais facilidade e efetividade.

    Controlar: verificar se todos os procedimentos são executados conforme as normas, detectar falhas e corrigi-las a tempo, antes que ocorram graves prejuízos à empresa.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos