SóProvas


ID
343297
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O número significativo de mulheres administradoras é justificado porque o estilo feminino de liderar é semelhante ao adotado pelos homens.

Alternativas
Comentários
  • Questão dotada de um certo critério de subjetividade. Possivelmente a banca buscou estee item de alguma pesquisa. Objetivamente fica dificil você deninir assim. 
  • Pode ser uma questão de lógica também...
    Se há um número significativo de mulheres administradoras (prevalecendo estas sobre aqueles), então é porque existe algum diferencial no modo em que elas administram.
    Do contrário, tanto faz se fosse homem ou mulher como administrador, considerando que ambos teriam estilos semelhantes em administrar, não haveria preferência sobre um gênero.

  •      O estilo de liderar independe de ser homem ou mulher (é do ser humano). Se a pessoa apresentar características de líder, será seguida, independentemente do sexo. Devido à evolução da sociedade, as mulheres vêm adquirindo, cada vez mais espaço no mercado de trabalho, apagando a imagem de que não tem as mesmas capacidades que o homem. Antigamente, somente os homens assumiam cargos de liderança, mas isso era fruto de modelos ultrapassados de organização da sociedade. Hoje, todos têm as mesmas capacidades, apesar de ainda haver resquícios de preconceitos.
  • Permito-me roubar um comentário que um colega fez em uma questão anterior.

    "Ronit Kark, ao escrever sobre os dois tipos de liderança, nos dá um ótimo bizu para a hora da prova:

    No estilo transacional há prevalência de características do estereótipo masculino: competitividade, autoridade hierárquica, alto controle do líder, resolução analítica de problemas, determinação de objetivos e processos racionais de troca.

    Já no estilo transformacional as características femininas são as que predominam: cooperação, colaboração, baixo controle e soluções baseadas em intuição e racionalidade, ênfase no desenvolvimento de seguidores, empowerment e criação de ligações emocionais."

    As organizações estão precisando com urgência de líderes transformadores, ou seja, precisam de de mais líderes com estilo feminino (eus ei que isso pareceu estranho rsrsr)

    Bons estudos!
  • Alerta: Questão bisonha!


    Não considero adequado um concurso inserir em suas provas certos temas-tabus (mesmo com uma questão fácil assim), como por exemplo a discussão de gênero, explicitamente colocada nesta questão (o que é "estilo feminino de liderar"? Todos os homens adotam o mesmo estilo?). Pode ser mais um pega-trouxa-machista, o que, ainda assim, não se explica nem justifica. Etsa questão não está cobrando conteúdo algum. 

  • Nao concordo com os colegas,

    acredito que o erro da questao nao esta em sem homem ou mulher administrando e sim a maneira como se administra, como casa pessoa tem um jeito de ver as coisas mas uqe se cheguem no mesmo resultado, é como uma conta voce pode obter o mesmo resultado usando formas diferentes, e mesmo assim esta correto, estao a maneira de liderar se vale pela competencia, eficiencia e eficacia no que se pretende alcançar isso tanto pra homens como para mulheres se elas estao se destacando mais os homens é que tem que correr atraz e ver aonde a maneira de trabalhar esta errada ou ineficiente.


    abraços e bons estudos espero ter ajudado.
  • GABARITO: ERRADA.

    Meu Deus! Quanta falta de senso filosófico na questão. Só mesmo o futuro cargo público efetivo pra me fazer engolir este tipo de questãozinha. 

  • Pode-se até resolver essa questão por intuição, mas acho que isto se classificaria na Teoria dos Traços, que já está desacreditada. :/

  • Que questão machista!

  • Nossa o que isso tem a ver?? Gente...

  • questão dada, kkkk 

     nada haver , que doidisse!

  • 2006 e ainda tão falando em diferença de liderar entre homens e mulheres, aiai

  • GABARITO ERRADO. Creio que está questão esteja fazendo referência ao Líder Transacional e Líder Transformacional.

     

    Conforme o estudo de M. Burns, o Líder Transacional esta focado nas tarefas, o comprometimento é de curto prazo e há prevalência do estereótipo masculino. Já o líder transformacional esta focado nas pessoas, o comprometimento é de longo prazo e as caracteristicas femininas predominam.

    Estudos apontam que o estilo Transformacional é superior ao Transacional. 

     

     

    Fonte: Apostila de Administração da Casa do Concurseiro.

  • A questão não é machista, é justamente o contrário. A afirmativa está errada, diz que o sucesso das mulheres não é porque são iguais os homens, e sim por mérito proprio, independente do sexo. Seria machista se estivesse certa.
  • Discordo da questão ser machista... se o gabarito da questão fosse certo, aí sim teria total razão! Apesar de achar a questão completamente desnecessária para um concurso público...

  • A questão quer passar a ideia que uma liderança independe de sexo masculino ou feminino. Ambos podem utilizar o mesmo estilo de liderança. Autocrática, carismática ou LaisseF-Faire