SóProvas


ID
343324
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O poder legítimo existe quando um subordinado reconhece que o superior está legalmente habilitado a lhe estabelecer responsabilidades ou atividades.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A legitimidade decorre da capacidade de justificar o exercício do poder. Quando os subordinados aceitam as ordens superiores concordando com certos preceitos ou normas das quais resultam o comando, diz-se que o poder é legítimo. Corresponde à autoridade legal, racional ou burocrática mencionada por Weber.
  • RESPOSTA CERTA !!!!

    Poder legítimo

    O líder com poder legítimo tem o direito, ou a autoridade, de dizer aos subordinados o que fazer; os subordinados são obrigados a obedecer às ordens legítimas. Por exemplo, um supervisor diz a um empregado que remova um risco à segurança e o empregado remove o risco porque tem de obedecer à autoridade de seu chefe. Em oposição a isso, um subordinado não tem autoridade para dar ordens a um administrador de linha, ele não tem poder legítimo sobre o administrador. E, como é possível imaginar, os administradores têm mais poder legítimo sobre seus subordinados do que sobre seus pares, chefes e outras pessoas dentro e fora das organizações.

  • Entendi a explicação de vcs, mas não entendo onde acho isso na lei  ou na doutrina. pq que eu saiba esse seria o poder hierárquico e n legítimo. Fiquei boiando mesmo.

    Poder hierárquico.

    Poder hierárquico é o de que dispõe o Executivo para organizar e distribuir as funções de seus órgãos, estabelecendo a relação de subordinação entre o servidores do seu quadro de pessoal.

    Inexistente no Judiciário e no Legislativo, a hierarquia é privativa da função executiva, sendo elemento típico da organização e ordenação dos serviços administrativos.

    O poder hierárquico tem como objetivo ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas, no âmbito interno da Administração Pública. Ordena as atividades da administração ao repartir e escalonar as funções entre os agentes do Poder, de modo que cada qual exerça eficientemente o seu cargo, coordena na busca de harmonia entre todos os serviços do mesmo órgão, controla ao fazer cumprir as leis e as ordens e acompanhar o desempenho de cada servidor, corrige os erros administrativos dos seus inferiores, além de agir como meio de responsabilização dos agentes ao impor-lhes o dever de obediência.

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=803

  • Questão errada,pois o poder do superior sob subordinado não depende de aceitação o reconhecimento de quem recebe a ordem.Não existe organização em que subordinados tenham que reconhecer autorizadades legalmente habilitadas para que o poder legitimo ser exercido .De acordo com a questão se o subordinado não reconhecer o poder legitimo do  seu superior, então inexistira o poder legalmente atribuido a autoridade.Questão Nula.

  • interpretação de texto