SóProvas


ID
343327
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os valores éticos são culturais e precisam de instrumentos jurídicos para serem universalmente válidos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA.

    O próprio enunciado responde a questão ao afirmar que:

    "Os valores éticos são culturais e precisam de instrumentos jurídicos para serem universalmente válidos."

    Poís, por serem culturais (inerente a uma cultura específica) os valores éticos, são aceitos sem serem positivados somente naquelas culturas inerentes a tais valores, podem ser culturas regionais ou nacionais, assim, para terem abrangência universal, é necessário a normatização através de instrumentos jurídicos.

    Forte abraço e bons estudos a todos!
  • A interpretação que fiz dessa questão foi a seguinte:

    Não existe um conceito definido e unânime de ética. Pelo contrário, trata-se de algo circunstancial e extremamente relativo que pode, no máximo, ter algum contorno. Por isso, para que valores éticos possam ser validados de forma universal, no sentido de se aplicar a todos os indivíduos, independente de suas crenças e culturas, torna-se necessário sua instrumentalização jurídica.
  • Essa questão depende muito de interpretação, eu errei pensando que " ética não precisa de instrumento jurídico pra ser universalmente válido"  =S 

  • Concordo plenamente com Wallace Rios.
    Não consigo viasualizar a questão como certa.
  • CERTO


    VALORES ÉTICOS = VALORES CULTURAIS 

    VALORES ÉTICOS ESTÃO , EM GRANDE PARTE , ELENCADOS NO CÓDIGO DE ÉTICA 

    CÓDIGO DE ÉTICA = INSTRUMENTO JURÍDICO !


    ESSA FOI A ANALOGIA QUE FIZ DA QUESTÃO !
  • A cultura é um mecanismo de controle organizacionak. Pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio de conjunto de políticas e normas da organização.
  • Concordo com os dois colegas acima. Em termos essenciais algo ético já carrega em si o justo independente de um instrumento jurídico que estabeleça o que seja ético. Se ela carrega a marca da universalidade ela será expontânea e não forçosa. 2 + 2 será sempre 4 independente da cultura, de um "instrumento jurídico".
  • Entendo da seguinte forma, como as culturas variam de acordo com cada grupo humano, grupo social, povo etc.. é necessário a normatização desses valores éticos a serem seguidos, visto que, mesmo que a ética tenha sua base indissociável da cultura, isso não significa que sua aplicação será aprovada e seguida por todos. O que é ético para um grupo, pode não ser para outro dentro de sua organização cultural. Portanto, é necessário que seja instrumentalizado juridicamente normas e regras para que os valores sejam validados de forma universal.

    A exemplo disso é o Decreto 1.171/94 que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo Federal, que trata das normas que devem ser seguidas pelo servidor, pois o entendimento de ética para o serviço publico deve ser seguido por todos, seja em um órgão da adm. direta ou indireta, seja aqui no nordeste ou no sul do pais. Ou seja, esse entendimento deve ser homogêneo. Caso não o houvesse, cada orgão ou empresa estatal, por exemplo, iria implantar e seguir a ordem cultural de sua região, podendo causar assim desordem.

    Uma vez, num treinamento que participei, o instrutor falou sobre a homogeneidade do conceito sobre ética e atendimento e ele citou o seguinte exemplo:
    “ A CocaCola daqui do Brasil é igual em qualquer lugar, assim também os valores éticos e atendimento ao publico deve ser compreendidos e aplicados , por isso que existem as normas, como existe a forma de preparo especifico da bebida.” Isso ficou fixado em minha mente.

    Bons estudos!!!
  • ahh tanto faz ja acertei 200 questões antes dessa... não me afeta.

  • Gabarito: Certo

     

    O Código de Ética é exemplo.

     

    Para se tornar válido tornou-se lei no Poder Executivo Federal.

     

    .

  • Porra nenhuma ! Ética é Univeral , contudo, Moral e cultural