-
Teorema do azarado!
Deve sempre pensar na pior das hipóteses.
Tipos + 1
4 + 1 = 5
-
O baralho tem 4 naipes diferente, pense na pior hipótese , é eu tirar as 4 diferentes e com certeza mais uma que eu tirar terei 2 cartas de mesmo neipes: 4+1=5
-
principio da casa dos bombos
rumo PM PARANA
-
Princípio da contagem. 4+1=5
-
Acho que a questão está errada porque cada naipe possui 13 cartas. O número do mínimo seria 14 para garantir duas cartas do mesmo naipe.
-
Mesmo sem distratores, acredito que faltaram informações relevantes para chegar a um raciocínio completo.
-
Princípio da casa dos Pombos!
Copas | Espadas | Paus | Ouro
1 | 1 | 1 | 1
1(a 5° carta pode ser de qualquer naipe)
-
Principio da casa dos pombos, se eu quero carta igual, a pior hipótese é eu pegar cartas diferentes (paus, ouros,copas espadas) . Dai necessariamente a 5 carta será repetida.
-
Eu acertei a questão porque logo percebi que cobrava princípio da casa dos pombos. Contudo, a questão ficou um pouco genérica, pois imaginem a seguinte situação: eu poderia pegar o ais de ouro, a dama de ouro, o valete de ouro o 2 de ouro, o 3 de ouro, o 4 de ouro....
-
Desculpem o meu comentário, mas não entendi o exercício e as explicações. :(
-
Vou dar um bizú = Passo 1 - sempre que pedir no mínimo isso vc subtrai o que o maluco pede - no exemplo ele pediu 2 então comece com 1 - se ele pedisse 5 comece com 4 e assim por diante
Passo 2 - aprendi com o prof Renato que era aki do QC - lembrar do "tipo" - exemplo - o maluco de 4 naipes - então será 4 - se ele desse semana seriam 7 - se fosse mes seriam 30 - se fosse ano seriam 12
Passo 3 - multiplique passo 1 com passo 2 = 1 x 4 = 4
Passo 4 - somar passo 3 = 4 mais 1 = 5
Obs - Sempre some mais 1 ao final - pronto acabou - fiz minha boa acão de hoje!
-
Gabarito D
Fonte comentário do colega: Marcos Paulo Martins Luciano.
1º passo: Quando a questão diz "no mínimo" é sempre um número anterior a ele. No caso da questão pediu 2 cartas, logo 2-1=1.
2º passo: Multiplica as cartas com naipes, assim: 1x4=4.
3º passo: Soma sempre +1, dessa forma: 4+1 = 5.
-
Há uma semana eu não sabia nem errar uma questão assim. Que glória! Um passo de cada vez.
-
Questão que você acerta por causa das opções, mas falta informações para concluir qualquer coisa, como o número de cartas no baralho e o número de cartas por naipe.
Ora, ele diz que é um baralho de 4 naipes diferentes, como eu vou saber quantas cartas no mínimo eu tenho que tirar para garantir que 2 será do mesmo naipe se eu nem ao menos sei o número de cartas por naipe? Utilizando o teorema do azarado, para garantir que ele teria exatamente 2 cartas do mesmo naipe, ele teria que primeiro retirar todas as cartas de um mesmo naipe e, na próxima carta retirada com certeza seria de outro naipe.
Você acerta a questão por que enfim tem as opções. Mas é óbvio que faltam informações!
-
Nem precisa fazer conta!
-
Questão mal formulada. Num baralho normal com 52 cartas, o mínimo seria 14 cartas em cada naipe e não 5. O certo seria a banca ter colocado quantas cartas totais tinham no baralho e quantas tinham cada naipe. Fonte: Prof Josimar Padilha/Princípio de Dirichilet ou Método da Pior hipótese.
-
Questão mal formulada. O baralho é composto por 52 cartas divididas em 4 nipes, logo: 13 cartas por nipe. Mas a questão não te fala como que você vai pegar o baralho kkkk, se é de nipe em nipe, sem é embaralhado... Você tira 1 de copas, 1 de espadas, 1 de paus e 1 de ouros, só aí já foram 4 cartas, uma de cada nipe, basta pegar mais uma pra garantir que, pelo menos, duas cartas sejam do mesmo nipe. 4 + 1 = 5, resposta: item D, porém, questão mal formulada.
-
TIPOS MAIS 1......MAIS 1 !!!!
TIPOS= tudo aquilo que o problema apresentar ( 4 nipes, 5 modalidades, 5 espécies de animais etc )
-
2-1 =1
1* 4 = 4 +1 = 5