-
GABARITO: LETRA C
a) À medida em que os estudos sobre aquecimento global avançam, fenômenos de cuja causa desconhecíamos passam a ser explicados ? a locução conjuntiva subordinativa proporcional é "à medida que"; nenhum termo rege a preposição "de" antes do pronome relativo "cuja".
b) Se sobrevir a Belo Horizonte alguma calamidade em maior escala, somente o poder público disporá de enfrentá-la ? o correto é "sobrevier" (=futuro do subjuntivo).
c) As críticas feitas à polícia brasileira são extensivas à de outros países, porém extrapolam os limites do que se pode falar.
d) Não sei a razão por quê as pessoas daquela sessão espírita ficaram debatendo sobre a ressurreição dos mortos ? o correto é por que (=pela qual e longe de pontuação).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Complemento..
A)
A medida que = proporcional
Na medida em que =causal
Em relação ao cujo:
I) Não admite artigo após
II) SOMENTE COLEOQUE PREPOSIÇÃO SE ALGUÉM PEDIR..NÃO É O CASO!
B)
OS DERIVADOS DOS VERBOS TER E VIR SÃO CONJUGADOS DA SEGUINTE MANEIRA:
SE ELE VIER = SE SOBREVIER..
dos mortos.
D)quando puder trocar por pelo qual (ais)= por que.
o Por quê é utilizado após pausa ou no final de pergunta..
Vc Não veio por quê?
Sucess, bons estudos, não desista!
-
Gabarito assertiva "c". Há zeugma da expressão "a polícia": "As críticas feitas à polícia brasileira são extensivas a + a polícia de outros países [...]".
Pergunta: A segunda crase é obrigatória e se justifica não só pelo termo regente (extensivas), mas também em razão de paralelismo sintático, eis que na primeira incidência do vocábulo "polícia", utilizou-se artigo. Certo ou errado?
R: Errado (creio eu), pois não seria caso de paralelismo sintático, mas de correlação semântica, eis que na primeira incidência de "polícia" tem-se um objeto indireto, enquanto que na segunda, um complemento nominal.