Segundo Santos e Lubisco (2013, p. 7):
Diferenças entre administração da biblioteca orientada para o produto e para o marketing
ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO:
Concentra-se na geração do produto/serviço de informação; Espera a solicitação dos Usuários; Instrumental (a mais breve possível); Depende do processamento e da aquisição; Limitada ao que se encontra sobre assunto; Direcionada para a redução dos custos de produção; A biblioteca oferece apenas o que produz; Limitadas principalmente aos documentos impressos; Em função sobretudo da eficiência operacional.
ORIENTAÇÃO PARA O MARKETING:
Ajusta-se as necessidades informacionais dos usuários; Se antecipa, levando as informações aos usuários; Relação aberta e de disponibilidade em auxiliar; Depende das atividades Dos usuários; Aberta ao exterior e segundo o enfoque especifico; Permite um melhor serviço aos usuários; A biblioteca se esforça em produzir o que deve oferecer; Informação ampla e multivariada; Em função sobretudo da eficácia em relação aos usuários.
Fonte: Savard (1988 apud AMARAL, 1993, p. 99).
Gab. D
SANTOS, Jovenilda Freitas; LUBISCO, Nídia Maria Lienert. Marketing na gestão das bibliotecas públicas de Salvador/BA: obstáculos para sua adoção. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013. Florianópolis, RS. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xivenancib/paper/view/4231/3354