SóProvas


ID
3439168
Banca
VUNESP
Órgão
DAEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Pedro é policial militar da ativa no Estado de São Paulo e nos dias de folga trabalha como vigilante na Joias Ouro Ltda, três dias por semana, em jornada de 8 horas diárias, recebe salário mensal e não pode ser substituído por qualquer preposto. Pedro recebe ordens diretas de João Carlos, gerente da loja. Pedro não teve a CTPS anotada pela loja.

Com relação ao reconhecimento de vínculo empregatício, nesta situação hipotética, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    Justificativa:

    Súmula 386 do TST - Preenchidos os requisitos do art. 3º da CLT, é legítimo o reconhecimento de relação de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.

  • sdd jaruuu

  • Para a configuração da relação de emprego, devem estar presentes cinco requisitos básicos, que podem ser extraídos da redação dos art. 2º c/c 3º da CLT, sejam eles: pessoa física, pessoalidade (intuito personae/insubstituível), habitualidade (prestação de serviços de natureza não eventual a empregador), subordinação (sob dependência), onerosidade (mediante salário). 


    Segundo entendimento sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho, especificamente, Súmula 386, preenchidos os requisitos do art. 3º da CLT, é legítimo o reconhecimento de relação de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.


    A) No caso em tela, Pedro é pessoa física, que trabalha com habitualidade, sob subordinação, mediante remuneração e não pode se fazer substitui, portanto, estão presentes os requisitos para configuração do reconhecimento de emprego.




    B) Apesar de exercer uma função pública que exige dedicação exclusiva, Pedro poderá ter a relação de emprego reconhecida de acordo com a Súmula 386 do TST.




    C) No caso em tela, Pedro é pessoa física, que trabalha com habitualidade, sob subordinação, mediante remuneração e não pode se fazer substitui, portanto, estão presentes os requisitos para configuração do reconhecimento de emprego e poderá ter a relação de emprego reconhecida, nos termos da Súmula 386 do TST. Correta a alternativa.




    D) Ainda que policial militar, Pedro poderá ter a relação de emprego reconhecida de acordo com a Súmula 386 do TST.




    E) Independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar, é legítimo o reconhecimento de relação de emprego entre policial militar e empresa privada, consoante a Súmula 386 do TST.




    Gabarito do Professor: C

  • GABARITO: C

    Súmula nº 386 do TST

    POLICIAL MILITAR. RECONHECIMENTO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM EMPRESA PRIVADA (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 167 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005

    Preenchidos os requisitos do art. 3º da CLT, é legítimo o reconhecimento de relação de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar. (ex-OJ nº 167 da SBDI-1 - inserida em 26.03.1999)

  • Só ter em mente que o Direito do Trabalho diferencia TRABALHO ILÍCITO (por exemplo, jogo do bicho) x TRABALHO PROIBIDO (por exemplo, militar vigilante privado). No segundo caso, temos a proteção do trabalhador e o reconhecimento do vínculo empregatício fático, conforme regime da CLT.