SóProvas


ID
3440317
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Resolução n° 109, de 11 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), tipificou os serviços socioassistenciais em níveis de complexidade.

Com relação aos serviços tipificados, analise as seguintes afirmativas.

I. O serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF) está inserido na proteção social de média e alta complexidade.

II. Os serviços de média e alta complexidade devem ser executados pelos centros de referência de assistência social (CRAS).

III. O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos está inserido na proteção social básica.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • I – ERRADO, não há previsão para isso.

    II – Errado, O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

    Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

    III – Certo, O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que realiza atendimentos para grupos organizados, sendo ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias feito pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). E, este material, construído de forma colaborativa e dialogada, é um instrumento de apoio ao educador/orientador social no planejamento e execução das atividades para os encontros dos grupos do SCFV com crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores. O objetivo é estimular esses profissionais a atuarem de forma reflexiva, criativa e lúdica.