SóProvas


ID
3442057
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A remoção dos poluentes no tratamento, de forma a adequar o lançamento a uma qualidade desejada ou ao padrão de qualidade vigente, está associada aos conceitos de nível do tratamento e eficiência do tratamento. Em relação ao nível do tratamento quando predominam mecanismos biológicos, e o objetivo é principalmente a remoção de matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogênio e fósforo), está se definindo o nível de tratamento:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Tratamento preliminar: Remoção de sólidos grosseiros (areia, lixos). É considerado um processo físico.

    Tratamento primário: Predomina a remoção remoção de sólidos suspensos e sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica. processo físico e alguns casos químicos.

    Tratamento secundário: O objetivo principal é a remoção da matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogenios e fósforo). É considerado um processo biológico.

    Tratamento Terciário: remoção de poluentes específicos (usualmente tóxicos ou composto não biodegradáveis) ou ainda poluentes não suficientemente removidos nas etapas anteriores.

  • O tratamento terciário também remove nutrientes (nitrogênio e fósforo).

    Quando o tratamento secundário não remove nitrogênio e fósforo nos percentuais exigidos pelo órgão ambiental, utiliza-se o tratamento terciário. A remoção de nitrogênio é normalmente realizada no processo de lodos ativados. Já a remoção de fósforo, geralmente é realizada através de tratamento químico, utilizando-se sulfato de alumínio, cloreto férrico, dentre outros.

    Fonte: https://portalresiduossolidos.com/processos-de-tratamento-de-esgoto-sanitario/#:~:text=Quando%20o%20tratamento%20secund%C3%A1rio%20n%C3%A3o,no%20processo%20de%20lodos%20ativados.

  • Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ANTT Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres - Engenharia Ambiental e Florestal

    Em processos de tratamento de águas residuárias, o tratamento secundário, no qual predominam mecanismos biológicos, tem como objetivo principal a remoção da matéria orgânica e eventualmente de nutrientes como nitrogênio e fósforo.

    GAB: C