SóProvas


ID
3442795
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Martín Vizcarra anunciou nesta segunda-feira (30) que dissolveu constitucionalmente o Congresso, dominado pela oposição, após o Legislativo se recusar a suspender a polêmica nomeação de novos membros do Tribunal Constitucional.

      Decidi dissolver o Congresso e convocar eleições parlamentares, declarou Vizcarra em um pronunciamento pela televisão.

                                     

     (MSN. https://bit.ly/2Mc4KSB. Publicado em 30.09.2019)


O texto se refere a acontecimentos ocorridos

Alternativas
Comentários
  • A política interna de outros países deve ser acompanhada no noticiário sempre que ocorrer algum tipo de ação fora do comum que possua grande repercussão midiática. Quanto maior a repercussão e sua duração mais importante se torna o acompanhamento do assunto. O texto associado aborda a convocação de novas eleições parlamentares após dissolução do parlamento pelo presidente e o enunciado questiona onde ocorreu tal fato.

    A) A Argentina após a troca de presidente na última eleição vem gozando um período de relativa  estabilidade política.

    B) Tradicionalmente a política interna uruguaia não é notícia por desdobramentos de alta intensidade como a dissolução constitucional de um parlamento.  

    C) O ato presidencial estava previsto na constituição peruana e foi justificado por divergências entre o poder executivo e o legislativo em relação a nomeação de juízes da suprema corte. A repercussão se deve principalmente ao fato de o Peru ser um país vizinho e de tradicional instabilidade política.

    D) O pequeno país centro-americano é tradicional foco de instabilidade política na região, mas dessa vez não foi o palco dos acontecimentos citados.

    E) Nosso vizinho e parceiro no Mercosul, o Paraguai está em momento de relativa estabilidade política atualmente. 



    Gabarito do professor: C)