SóProvas


ID
3443008
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na França, a cúpula do G7, grupo que reúne os sete países mais desenvolvidos do mundo, terminou nesta segunda-feira (26.08), após um fim de semana de muita confusão e sem progressos significativos nas questões mais urgentes do mundo.


               (Gazeta do povo – https://bit.ly/2ntZYX3. Acesso em 07.10.2019. Adaptado)


Foi tema importante discutido pelos participantes:

Alternativas
Comentários
  • gab D

    "Meio ambiente e ajuda à Amazônia

    Sem sombra de dúvidas foi o assunto do G7 que mais repercutiu no Brasil. Os incêndios na Amazônia foram incorporados à pauta um dia antes do início da cúpula, por pressão de Macron. À parte da troca de alfinetadas entre o presidente francês e o presidente Jair Bolsonaro na internet, o grupo dos sete países decidiu dar 20 milhões de euros (R$ 91 milhões) em suporte financeiro e logístico para combater as chamas na floresta amazônica."

  • O encontro do G7 aconteceu em Biarritz, na França, em agosto de 2019. Deveria ser G8 mas, desde março de 2014, quando a Rússia anexou a Criméia, as reuniões são feitas sem a sua presença. A proposta desta reunião de 2019 era a de discutir crises sérias que acontecem na arena internacional como aquela que opõe o Irã e os EUA por conta do acordo nuclear. Presentes na reunião o anfitrião Macron, presidente da França; Angela Merkel, chanceler alemã ; Justin Trudeau, primeiro ministro do Canadá; Boris Johnson, primeiro ministro britânico; Guiseppe Conte e Shinzo Abe, primeiro- ministros respectivamente da Itália e do Japão. Donald Trump, presidente dos EUA, foi o último a chegar. Como sempre sua participação é uma incógnita. Nas alternativas é apresentado um tema discutido na reunião do G7 de 2019. Qual seja...
    A) INCORRETA. Este não é um tema de interesse mundial na verdade. É de interesse do continente americano.

    B) INCORRETA. O término do conflito da Síria é um tema importantíssimo na arena internacional mas, não poderia ser discutido no âmbito do G7 sem a presença da Rússia, com interesses e tropas envolvidos no conflito, além de Irã e Arábia Saudita.

    C) INCORRETA. A ampliação do G7 com a admissão da China não é uma ideia inviável. Porém, não é tema a ser discutido em um momento de guerra comercial entre EUA e a China e, tampouco, sem a representação de outros Estados importantes na arena internacional como a Rússia.

    D) CORRETA. No ano de 2019 ocorreu uma quantidade preocupante de queimadas na Amazônia. Embora a maior parte do território seja de soberania brasileira, há 13 países amazônicos, sendo que a França tem interesse direto por conta da Guiana. Além disso, a destruição da floresta, por sua dimensão, é uma questão ambiental que ultrapassa, segundo o G7, fronteiras e soberanias. A questão das queimadas foi tema de última hora da reunião.

    E) INCORRETA. A reformulação dos órgãos da ONU deve ser discutida em outro fórum: a própria ONU

    RESPOSTA: ALTERNATIVA D