SóProvas


ID
3443662
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Iguape - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Há luz no fim do túnel dos jornais impressos?


      Castigados pela conjunção de duas crises – uma primeira de ordem conjuntural, ditada pelo cenário político e econômico, e uma segunda, estrutural, causada pela revolução digital – os próprios diários brasileiros se perguntam sobre o desfecho do imbróglio que tem reduzido suas receitas e, consequentemente, encolhido as publicações, provocando demissões em massa e despertando dúvidas crescentes sobre sua capacidade de entregar notícias, análises e opiniões relevantes.

       Durante o X Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a sobrevivência dos jornais norteou um debate que reuniu o trio formado por Ascânio Seleme, diretor de redação de O Globo, Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do grupo Estado, e Vinícius Mota, secretário de redação da Folha de S.Paulo.

      Coube a Mota fornecer indicadores econômicos sombrios com impacto direto sobre os principais anunciantes dos jornais: o mercado imobiliário, o de automóveis e o de móveis e eletrodomésticos.

      Para além dos riscos econômicos, Gandour abordou o que considera uma preocupante rejeição por parte do público, em escala global, ao incômodo gerado pela notícia, que chamou de “aquilo que alguém não quer que seja publicado”. Segundo ele, tal fenômeno, em que a sociedade almeja o bem-estar rejeitando o contraditório, apresenta riscos para o gênero jornalístico como um todo, e não apenas para os jornais impressos.

       A fragmentação também foi indicada como um desafio importante, tanto no lado da demanda – o leitor – quanto no lado da oferta – o conjunto das mídias. À medida que o público mais jovem passa a ler notícias distribuídas em redes sociais, a notícia também se fragmenta, gerando um risco adicional, que o representante do Estadão chamou de “perda do discernimento do gênero jornalístico”. Nessa perda, o público já não saberia distinguir um texto informativo de um opinativo. A mitigação desse risco específico passaria pela sinalização clara pelos sites noticiosos do que seja uma notícia ou um editorial.

      Já a fragmentação da oferta repercute dramaticamente no mercado publicitário, onde os jornais, que já disputavam verbas com a TV, rádio e revistas, enfrentam os anunciantes digitais, como buscadores e redes sociais. Diante desse panorama desafiador, Gandour acredita que o futuro dos jornais depende da continuidade do método jornalístico, que rege um ofício pautado pela independência editorial e a investigação exaustiva. “A gente vê na internet coisas que não contemplam o método jornalístico, como falar de uma pessoa sem ouvi-la, reproduzir rumores sem checagem”, disse. “O jornalismo é a disciplina da verificação.”

                             (Angela Pimenta. http://observatoriodaimprensa.com.br. Adaptado)

A pontuação está correta na reescrita da seguinte passagem do texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     a) A sobrevivência dos jornais norteou, durante o X Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) um debate... (2° parágrafo) ? o uso de somente uma vírgula faz com que o objeto direto fique separado do verbo.
     b) Gandour abordou para além dos riscos econômicos, o que considera uma preocupante rejeição por parte do público... (4° parágrafo) ? o correto seria usar mais uma vírgula para separar o termo intercalado em destaque, com somente uma vírgula o objeto direto ficou separado incorretamente pela vírgula.
     c) Tal fenômeno, em que a sociedade almeja o bem-estar rejeitando o contraditório, apresenta segundo ele, riscos para o gênero jornalístico como um todo... (4° parágrafo) ? o correto seria isolar o termo conformativo em vermelho; com somente uma vírgula o objeto direto ficou separado incorretamente de seu verbo.
     d) O público já não saberia distinguir nessa perda, um texto informativo de um opinativo. (5° parágrafo) ? distinguir alguma coisa (=objeto direto separado incorretamente pela vírgula).
     e) Gandour acredita que, diante desse panorama desafiador, o futuro dos jornais depende da continuidade do método jornalístico... (6° parágrafo) ? correto, termo intercalado corretamente pelas vírgulas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva E

    E

    Gandour acredita que, diante desse panorama desafiador, o futuro dos jornais depende da continuidade do método jornalístico... (6° parágrafo)

  • A questão requer conhecimentos sobre Pontuação: uso da vírgula.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Faltou uma vírgula depois do 2º parêntese. As vírgulas, nesse caso, são para separar um adjunto adverbial de tempo deslocado de longa extensão “durante o X Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo)".


    Um dos motivos para usar a vírgula é:

    Separar os adjuntos adverbiais deslocados.


    OBS.: Se o adjunto adverbial de curta extensão (normalmente formado por um ou dois vocábulos) estiver deslocado em qualquer posição na frase, a vírgula será facultativa.


    OBS2.:Uma locução adverbial com três ou mais palavras já não é de curta extensão e demanda obrigatoriamente a utilização da vírgula.


    OBS3.: Se o adjunto adverbial vier em sua posição habitual, a vírgula será facultativa por questão de estilo.


    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Faltou uma vírgula antes do adjunto adverbial de inclusão deslocado de longa extensão “para além dos riscos econômicos".


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – Faltou uma vírgula antes da expressão de conformidade “segundo ele". Deve-se separar por vírgula expressões em que haja uma conjunção conformativa, tais como: segundo, conforme, consoante, como, quando estiverem deslocadas, isto é, no início ou no meio de uma frase.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Faltou uma vírgula antes do adjunto adverbial de causa deslocado “nessa perda".


    OBS.: Por ser um adjunto adverbial de curta extensão, as vírgulas seriam facultativas; no entanto, se foi posta uma vírgula após essa locução adverbial, também deveria ter sido posta antes dela.


    ALTERNATIVA (E) CORRETA – As vírgulas foram usadas corretamente para separar o adjunto adverbial de lugar deslocado de longa extensão “diante desse panorama desafiador".


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • PC-PR 2021