SóProvas


ID
3443860
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Iguape - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


         É prioritário estimular a leitura desde a infância, pois ao perceber o encanto do universo do livro e descobrir todas as portas que ele abre, o indivíduo dificilmente deixará de ser um leitor ao longo de toda a sua vida.

         Portanto, para conquistarmos a meta tão almejada de que o Brasil seja um país de leitores, não há outro caminho senão despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura. Significativa contribuição para isso foi o fato de o livro do ano de ficção do Prêmio Jabuti 2014, o mais importante do mercado editorial brasileiro, ter sido Breve História de um Pequeno Amor, de Marina Colasanti. Tal conquista para uma obra infantojuvenil chama a atenção de todos para esse segmento da literatura.

      Ao fazermos uma reflexão sobre a relevância da leitura para o público infantojuvenil, é pertinente lembrarmos o 25º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, celebrado dia 20 de novembro, em Nova York, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na ocasião, o comitê responsável pelo monitoramento desse programa ressaltou a importância da participação ativa das crianças nas discussões que afetem suas vidas.


(Folha de S.Paulo, 16.03.2015. Adaptado)

Considerando a norma-padrão, assinale a alternativa que apresenta uma conclusão coerente para o texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     a) Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que lhes beneficiem, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros os proporcionam ? aquilo que beneficia, beneficia alguém (pronome oblíquo átono "lhes" usado incorretamente como um objeto direto).
     b) Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que as beneficiem, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros proporcionam à elas ? crase incorreta antes de pronome pessoal do caso reto, o correto é o uso somente da preposição "a" (a elas).
     c) Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que lhes beneficiem, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros lhes proporcionam.
     d) Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que os beneficiem, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros lhes proporcionam. 
     e) Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que beneficiem eles, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros proporcionam para eles ? pronome pessoal do caso reto não pode ser usado como um objeto direto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva D

    Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que os beneficiem, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros lhes proporcionam.

  • A) Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que lhes beneficiem, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros os proporcionam.

    Quem beneficia; beneficia alguém ( VTD)

    B)Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que as beneficiem, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros proporcionam à elas.

    crase incorreta antes de pronome reto

    C) Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que lhes beneficiem, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros lhes proporcionam.

    Quem beneficia; beneficia alguém ( VTD)

    D) Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que os beneficiem, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros lhes proporcionam.

    os = retoma as crianças e os jovens

    Quem proporciona ; proporciona a ( VTI)

    E) Para que as crianças e os jovens participem de modo efetivo como agentes das transformações que beneficiem eles, precisam apoderar-se, cada vez mais, do conhecimento que os livros proporcionam para eles.

    pronome pessoal do caso reto não pode ser usado como um objeto direto.

    GAB D