SóProvas


ID
3443872
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Iguape - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.



        Todos falaremos de Mário esta semana como se ele ainda estivesse ali em São Paulo e pela volta do correio nos mandasse um novo livro. Todos vamos repetir e confirmar a verdade daqueles seus versos:


“Eco, responda bem certo,

Meus amigos me amarão?

E o eco me responde: sim.”


        Se há uma coisa indiscutível em sua obra é a verdade desses três simples versos. Os amigos de Mário continuam a cultivar sua amizade, mesmo sem saberem por onde anda, em sua viagem transcendental, essa criatura que, acima de todos os valores, deixou-nos a saudade de sua riqueza humana.

       Foi essa riqueza humana (essa capacidade de compreender e sentir) que fez de Mário um poeta, um músico, um folclorista. Esse desejo de participação, esse entusiasmo de viver não uma, não a sua, mas inúmeras vidas, levaram-no até esse desdobramento do Macunaíma, tão misturada ao Bem e ao Mal, tão entregue à experiência terrena e sem fim: “Eu sou trezentos, sou trezentos e cinquenta...”


(Cecília Meireles. Semana de Mário. Escolha o seu sonho)

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     a) Nos três simples versos de Mário, revela-se que sempre haverá amigos que com certeza o amarão.
     b) A riqueza humana de Mário é suas capacidades de compreensão e de sentimento, que o torna único ? o correto é "sua capacidade".
     c) O fato de viver inúmeras vidas fizeram de Mário um ser tão entregue à experiência terrena e sem fim ? o sujeito é simples e o núcleo está no singular "fato", logo, o correto é "fez".
     d) Na semana de Mário, todos têm a impressão de que novidades sobre ele pode chegar a qualquer momento ? o sujeito é simples e está com o núcleo no plural "novidades", logo, o correto é "podem chegar".
     e) A capacidade de compreensão de Mário e o seu sentimento fez dele um poeta, um músico, um folclorista ? temos um sujeito composto (dois núcleos), o correto é flexionar o verbo no plural (=fizeram).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

    Nos três simples versos de Mário, revela-se que sempre haverá amigos que com certeza o amarão.

  • O candidato fica confuso com a alternativa A por conta da ordem dos elementos. Altere a ordem e verá que não há erro: Revela-se, nos três simples versos de Mário, que sempre haverá amigos que com certeza o amarão. O "Revela-se" provavelmente, neste caso, é verbo pronominal, cujo o "se" não possui função sintática. Já o "haverá" não poderia de forma alguma ser conjugado de forma diferente, uma vez que o verbo haver no sentido de existir é invariável, permanecendo sempre no singular.

  • Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. o tempo também.
  • Creio que o erro da letra B, não seja o verbo "é" e sim o verbo "torna".

    "A riqueza humana de Mário é suas capacidades de compreensão e de sentimento, que o torna único." O que que o torna único? Suas capacidades de compreensão e de sentimento; por isso deve estar no plural: tornam.

    A concordância do verbo ser, como verbo de ligação, tanto pode ser com o sujeito: "A riqueza... é suas capacidades.." ou com o predicado: "A riqueza...são suas capacidades.." dependerá da ênfase pretendida pelo autor.

    Qualquer erro, por favor, me avisem.

  • Não entendi a alternativa A.

    A) Nos três simples versos de Mário, revela-se que sempre haverá amigos que com certeza o amarão.

    Não seria errado pois a virgula está separando o verbo 'revelar' do sujeito no caso Mario.

    Se alguém puder esclarecer agradeço.

    Agora que começamos não podemos para!

  • A correção do colega Arthur Carvalho quanto à alternativa "A" está equivocada! ... O erro presente no excerto da alternativa "A" consiste na conjugação equivocada do verbo "tornar", que foi empregado no singular quando corretamente deveria ter sido articulado no plural, concordando com "suas capacidades de compreensão e de sentimento"! ... Não há de se falar no emprego incorreto do pronome possessivo "suas" no plural... Ele concorda com o substantivo "capacidades", portanto, está correto o seu emprego.