Para Chiavenato (2014, Pág 395) , os conflitos podem ter efeitos positivos e negativos. Em relação a eles, o autor elenca os seguintes pontos em sua obra:
EFEITOS POSITIVOS OU CONSTRUTIVOS (Chiavenato, 2014):
✔ Desperta sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir soluções criativas e inovadoras.
✔ Estimula sentimentos de identidade e aumenta a coesão intragrupal.
✔ É um meio de chamar a atenção para os problemas existentes e funciona como mecanismo de correção para evitar problemas mais sérios.
EFEITOS NEGATIVOS OU DESTRUTIVOS (Chiavenato, 2014):
✔ Tem consequências indesejáveis para o funcionamento da organização, pois indivíduos e grupos veem seus esforços bloqueados, desenvolvendo sentimentos de frustração, hostilidade e tensão. Isso prejudica tanto o desempenho das tarefas quanto o bem-estar das pessoas;
✔ Grande parte da energia criada pelo conflito é dirigida e gasta nele mesmo. Isso desvia a energia que poderia ser utilizada no trabalho produtivo, pois ganhar o conflito passa a ser mais importante do que o próprio trabalho.
✔ A cooperação passa a ser substituída por comportamentos que prejudicam o funcionamento da organização e influenciam a natureza dos relacionamentos existentes entre pessoas e grupos.
Com base nisso, julgaremos as assertivas:
A) INCORRETO. O aumento da coesão ou união intragrupal grupal é um efeito positivo.
B) INCORRETO. Esse controle prévio baseado em conflitos anteriores é um ponto positivo.
C) INCORRETO. Novamente, é um dos efeitos positivos citados por Chiavenato.
D) CORRETO. De fato, a hostilidade e a tensão gerada por conta de um conflito é um fator negativo deste.
Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. "Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações ". 4ª ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA D.