SóProvas


ID
3448564
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No Iluminismo, arte e ciência ainda não constituíam duas atividades separadas por um abismo de incompreensão e hostilidade recíprocas.

Mantém-se a correção gramatical da frase acima substituindo-se o elemento sublinhado por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? No Iluminismo, arte e ciência ainda não constituíam duas atividades separadas por um abismo de incompreensão e hostilidade recíprocas ? verbo está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo, queremos essa mesma conjugação e concordância correta.

     a) se afigurava ? o correto é "afiguravam", visto que temos um sujeito composto.
     b) tinha configurado ? o correto é "tinham", visto que temos um sujeito composto.
     c) haveriam de lhe tornar ? verbo no futuro do pretérito do indicativo, a ideia original é passada e não futura.
     d) haviam se tornado ? verbo está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo e conjugado corretamente no plural, visto que é auxiliar.
     e) de se tornar ? verbo no presente do indicativo, queremos passado; além disso, o correto é "hão" (=visto que se trata de um verbo auxiliar e que deve concordar com o sujeito que é composto, ou seja, vai ao plural).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • Quando o verbo Haver for AUXILIAR ele pode ser conjugado no plural

  • Nesta questão, propõe-se substituir uma forma verbal por outra. Sempre que este for o comando do enunciado, saiba que, para um verbo substituir outro de maneira correspondente, precisamos que eles tenham correspondência em relação à categoria de número (singular/plural) e à de tempo e modo verbal (Indicativo, tempos/ Subjuntivo, tempos/ Imperativo, tipos).

    A primeira diz respeito à organização sintática que o verbo dá à oração. Estando ele no singular ou no plural, indica que o seu sujeito assim estará também, em combinação com ele, realizando correta concordância verbal. Logo, se esse verbo for trocado por outro, este deve manter a mesma organização sintática ou seja, em termos práticos, a mesma concordância que o verbo anterior (verbo de origem no singular, verbo substituto também no singular, por exemplo).

    A segunda categoria, a de tempo e modo, precisa ser também preservada, de maneira que, se um verbo está conjugado no futuro do presente do modo indicativo, por exemplo, o seu substituto também deverá estar nesse mesmo tempo e modo verbal. Para que essa substituição seja bem sucedida, lembremos que existem os tempos verbais formados por um só verbo e os tempos formados ou por dois ou mais verbos, na forma de locução verbal. Importante esclarecer que, nessa locução, o verbo auxiliar SEMPRE será TER ou HAVER e estará conjugado no mesmo tempo e modo do verbo de origem, cabendo ao verbo principal ficar no PARTICÍPIO (terminação -DO, -DA e variáveis).

    Assim, para resolver a questão de forma prática, observemos que a forma verbal a ser substituída é “constituíam", que, em relação à categoria de número, encontra-se no plural, concordando com o sujeito composto “arte e ciência". Quanto ao tempo e ao modo verbal, está conjugada no pretérito imperfeito simples do modo indicativo, tempo que oferece a ideia de passado habitual, frequente ou inacabado. Em termos práticos, além desse significado, formas do pretérito imperfeito são identificados pela terminação -VA (para verbos de 1ª conjugação, -AR) e terminação -E ou -A (para verbos de 2ª e 3ª conjugação, com infinitivos em -IR e -ER, respectivamente). “ConstituíAm", por ser de terceira conjugação, tem o -A como desinência de pretérito imperfeito simples do indicativo.

     Identificada a forma verbal do pretérito imperfeito, devemos assinalar OU a opção que tenha outro verbo no pretérito imperfeito (tempo simples), OU uma locução verbal (tempo composto) cujo verbo auxiliar TER ou HAVER esteja conjugado no imperfeito do indicativo.  Antes disso, já facilita a análise e reduz o tempo de resolução da questão, se eliminarmos aquelas opções cujos verbos não estão no plural, já que assim deve ser para substituírem “constituíram". Vejamos:


    A)  se afigurava----ELIMINADA

    B)  tinha configurado-----ELIMINADA

    C)  haveriam de lhe tornar

    D)  haviam se tornado

    E)  há de se tornar-----ELIMINADA


    Podemos eliminar A, B e E, pois estas não mantêm a mesma relação de número com “constituíam", ou seja, não estão no plural. Observe que a letra A tem um verbo no pretérito imperfeito e a letra B tem um tempo composto cujo auxiliar está também no imperfeito do indicativo, mas como não se atende à categoria de número, devemos excluir tais opções.


    Vejamos a letra C e a D.

    C) haveriam de lhe tornar

    ERRADA.

    Entre as opções restantes, a letra C traz um verbo auxiliar no plural, porém conjugado em tempo diferente do que se busca -  nesse caso, “haveriam" está conjugado no futuro do pretérito do indicativo, tempo empregado para expressar, em geral, hipóteses ou suposições a partir de fatos ocorridos. Além desse significado, reconhece-se o futuro do pretérito pelas terminações -RIA e -RÍE. Vejamos então, a letra D.


    D)    haviam se tornado

    CORRETA

    O verbo auxiliar, como visto, encontra-se no plural, concordando com o sujeito composto “arte e ciência". Ademais, o verbo auxiliar HAVER, de segunda conjugação, é facilmente reconhecido como forma verbal do pretérito imperfeito do indicativo, pela terminação -A, anterior à -M, que justamente explicita a marca de terceira pessoa do plural. Vale lembrar que esta questão também trabalha com a correspondência de sentido entre verbo principal “tornado" e o verbo de origem “constituir", que está correta, já que, em um de seus sentidos previstos em dicionário, “constituir" pode significar “fazer parte de", “integrar" e, portanto, “tornar-se" parte de algo.


    Resposta: D

  • 1- identifique o(s) sujeito(s), sempre;

    2- encontre o verbo;

    O verbo haver fica no singular quando tem sentido de existir, tempo decorrido, ainda que seja em locuções verbais, pois os sujeitos dessas orações são inexistentes. Logo, se o verbo ''haver'' possuir outros significados, ele concordará com o sujeito, independente de ser auxiliar ou não.

    Na sentença acima, o haver tem sentido de ''ter'' e o sujeito é composto: arte e ciência. ''Constituíam'' está no plural para concordar com o sujeito composto- Verbo posposto ao sujeito composto, fica no plural.

    ''Haviam'' se tornado= ''tinham'' se tornado.

    Ressalta-se que ele foi para o plural por ter significado diferente do verbo impessoal (existir ou tempo decorrido) e não, como exposto pelo colega, por ser verbo auxiliar.