A questão foi construída a partir de termos e instrumentos arquivísticos pouco comentados, mas que caem bastante em prova.
a) Controle de arquivo não é um nome técnico e nem faz referência à instrumentos da área. Pelo contexto, podemos dizer que a alternativa tratada de um instrumento de registro de documentos, por exemplo. Errada.
b) Guia-fora é um sinalizador que se coloca no local de acondicionamento do documento quando este é retirado por algum motivo. Dessa forma, quando o documento for devolvido, o local exato que ele deve ser recolocado estará indicado. Errada.
c) Folha de guarda, segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, é a folha situada entre a capa e o miolo de um volume, servindo de elemento de proteção
complementar. Errada.
d) Fichário, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, é o conjunto de fichas ordenadas segundo critérios preestabelecidos, utilizadas para fins de controle
e recuperação de documentos e documentos informações. O Dicionário também diz que fichário pode ser um móvel utilizado para guarda de fichas. Errada.
e) A questão busca um instrumento que determine onde o documento se encontra fisicamente e o nome desse instrumento é Inventário topográfico. Inventário topográfico, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, é o instrumento de controle ou gestão de depósito destinado a indicar a localização física das
unidades de arquivamento nos depósitos. Certa.
Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
Gabarito do Professor: E