SóProvas


ID
345079
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Partindo-se de uma perspectiva histórica, sabe-se que a administração pública evoluiu por meio de três modelos básicos que se sucedem no tempo sem que qualquer uma delas tenha sido inteiramente abandonada.

Acerca dos modelos básicos de administração pública, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Administração Pública Patrimonialista

II – Administração Pública Burocrática

III – Administração Pública Gerencial

( ) Nesse modelo, a e?ciência da administração pública torna-se essencial, buscando-se satisfazer à necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como bene?ciário.

( ) Constituem seus princípios orientadores a pro?ssionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.

( ) O aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do governante. Os cargos são considerados prebendas, o que favorece a corrupção e o nepotismo.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Capítulo 3 – Modelos Teóricos de Administração Pública
    3.1. Administração Pública patrimonialista
    3.2. Burocracia, Sistemas Sociais e Tipos de Dominação
    3.3. Administração Pública burocrática

    3.3.1. Paradigma pós-burocrático
    Vantagens e desvantagens da burocracia
    Principais desvantagens (disfunções) da burocracia:
    3.4. Administração Pública gerencial
    3.4.1. O novo gerencialismo público ou nova gestão pública
    Gerencialismo puro ou managerialism
    Consumerism
    Public Service Orientation – PSO

     

     

  • 3.4. Administração Pública gerencial
    O mundo mudou, a sociedade mudou e as pessoas mudaram, assim como a economia das nações apresentou grandes mudanças e tecnologias inusitadas surgiram. A competitividade das nações, a eficiência na administração e a busca por resultados se tornaram palavras de ordem. O Estado político estava em crise e procurava redefinir seu papel. Era necessário que a Administração Pública também mudasse para dar conta de atender às exigências da nova ordem mundial, e à expansão das funções econômicas e sociais do Estado.
    Atenção → A reforma gerencial significa a introdução da cultura e das técnicas gerenciais modernas na Administração Pública (regra geral, oriundas da iniciativa privada).
    A principal fonte desse item é o Pdrae18 (1995).
    A Administração Pública gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da Administração Pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.

  • III, II, I.