SóProvas


ID
3453502
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase redigida em conformidade com a norma-padrão é:

Alternativas
Comentários
  • Seguem-se as correções:

    a) atento as [às] formulações [...]

    c) contra-ideológicas

    d) Partindo do pressuposto [de] que os diversos conceitos de ideologia fazem parte [...]

    e) Ao final do livro, Bosi analisa a obra de Machado de Assis em quanto [enquanto] um intérprete do Brasil que denunciou, [vírgula inadequada] a ideologia excludente do liberalismo oligarquico.

  • Acrescentando o comentário:

    d) CRUSCIAIS - cruciais

  • parte do pressuposto DE QUE.

    e a ortografia correta é cruciais

    enquanto

  • A- Atento as (às) formulações de clássicos da sociologia, Bosi investiga a dinâmica de inúmeros discursos, por vezes antagônicos que muita influência exerce sobre a sociedade moderna.

    Atento pode ser seguido das preposições aempara.

    B- No livro, Alfredo Bosi discute as relações culturais entre Brasil e Europa e, ao fazê-lo, remete a obras seminais de pensadores como Joaquim Nabuco e Celso Furtado.

    C- Bosi discorre acerca de autores essenciais da filosofia, política e literatura universais; destacando as estratégias contraideológicas que se valeram visando à combater (visando combater) o pensamento hegemônico.

    crase não deve ser empregada junto a verbos.

    D- Partindo do pressuposto (de) que os diversos conceitos de ideologia fazem parte de uma mesma esfera de significação, Bosi analisa discursos crusciais (cruciais) para a formação da identidade ocidental.

    E- Ao final do livro, Bosi analisa a obra de Machado de Assis em quanto (enquanto) um intérprete do Brasil que denunciou, (não se usa vírgula entre o verbo e seus complementos) a ideologia excludente do liberalismo oligarquico (oligárquico - proparoxítona) .

  • Na expressão "visando a combater", trata-se de verbo que exige preposição. Como, logicamente, não há artigo antes de verbo, incabível o uso da crase.

  • O prefixo contra-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h".

    Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Nos demais casos, não devemos usar o hífen.