SóProvas


ID
3455023
Banca
VUNESP
Órgão
ESEF - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O ambiente vai ficar pesado


      Finalmente, o mundo ganhou consciência da necessidade de agir rapidamente para evitar a degradação do ambiente e, por isso, tomou a medida mais drástica que se pode tomar – lançou, contra todos os que recusam reconhecer o problema das alterações climáticas, a força mais exasperante e destruidora da natureza, uma adolescente.

      Sou pai de duas adolescentes e sei que não pode haver adversário político mais irritante, impertinente e respondão. Tenho sofrido muito nas mãos destas políticas engenhosas e implacáveis. Donald Trump não sabe onde se meteu.

      A Greta não precisa convencê-lo de que o mundo caminha para a extinção. Cinco minutos de conversa com ela e não só ele passa a acreditar que o mundo vai mesmo acabar como vai desejar que acabe o mais depressa possível. A única vantagem de Donald Trump é que pode usar a estratégia infantil de tapar os ouvidos e gritar até a Greta ir embora. Mas é muito improvável que ela se canse primeiro do que ele.

      Trump há de querer ir brincar e a Greta não deixa. Nem sequer o velho estratagema de a mandar para a escola para descansar um pouco resulta, porque agora a adolescente pode argumentar que gostaria muito de ir para a escola, mas não pode porque o mundo precisa dela. É xeque-mate.

      Talvez este modelo de ativismo extraordinariamente eficaz possa ser usado para atacar todos os outros problemas do mundo. Sempre que for preciso comparecer a mesas de negociação, os sindicatos enviam um adolescente para discutir com o patronato. Os salários passam a se chamar mesada, e ele consegue um aumento de 50% só para se calar e pôr a música mais baixo.

      Nas câmaras dos deputados, os líderes dos blocos parlamentares dos partidos da oposição passam a ser deputados de 14 anos cheios de vigor, irreverência e acne.

      Conseguem fazer passar vários projetos de lei importantes a troco da promessa de irem almoçar na casa dos avós no domingo sem fazer cara feia e de limparem o quarto.

      Creio que, completamente por acaso, talvez tenhamos descoberto a maneira de tornar o mundo melhor.

(Ricardo Araújo Pereira, Folha de S.Paulo, 29.10.2019. Adaptado.)

A alternativa redigida segundo a norma-padrão de concordância e de emprego e colocação de pronomes é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     a) Basta apenas cinco minutos de conversa dos adultos com a adolescente, e ela lhes convence de tudo que quiser ? convence alguém (pronome oblíquo átono "lhes" usado incorretamente como um objeto direto, o correto é "os" convence.
     b) Há bastantes problemas no mundo, e o modelo de ativismo de Greta talvez possa ser eficaz para atacá-los.
     c) Mais de um governante se deixaram influenciar pela adolescente Greta, que não deixou-os argumentar ? advérbio de negação "não" sendo fator de próclise, fator atrativo, o correto é o pronome oblíquo vir antes do verbo, em próclise (que não os deixou).
     d) As duas filhas adolescentes do autor são meia irritantes e frequentemente o desafia ? temos um advérbio, classe de palavra invariável, o correto é "meio" (=um pouco).
     e) Precisam-se enfrentar os problemas climáticos com o vigor da população jovem que mostra-se engajado na causa ? pronome relativo "que" sendo fator de próclise, fator atrativo, o correto é o pronome oblíquo vir antes do verbo, em próclise (que se mostra).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva B

    Há bastantes problemas no mundo, e o modelo de ativismo de Greta talvez possa ser eficaz para atacá-los.

  • a) Incorreto. Correções: "Bastam" (o verbo é variável e se flexiona normalmente a fim de concordar com o sujeito: cinco minutos de conversa bastam) e "os convence";

    b) Correto;

    c) Incorreto. Correções: "Deixou (se o sujeito for "mais de um", o verbo fica no singular se não envolver ação recíproca)" e "não os deixou";

    d) Incorreto. Correções: "Meio (advérbio, portanto invariável)" e "o desafiam";

    e) Incorreto. Correções: "É preciso" e "que se mostra".

    Letra B

  • Galera, "apenas cinco minutos de conversa bastam ou basta"? Há dois comentários contrários ... se alguém puder esclarecer...

  • O comentário do Sr. Shelking é o correto e o mais completo. Esse Arthur Carvalho mais comenta errado do que certo. Existem CENTENAS de questões que nós o corrigimos e ele não volta atrás, sem contar as justificativas ilógicas que ele usa para justificar gabaritos evidentemente equivocados.

  • Sobre "MAIS DE UM"

    A expressão “mais de um” começa a causar dúvidas quanto ao verbo que a acompanha!

    Portanto, quando o sujeito é a expressão “mais de um” seguida de um substantivo, qual deverá ser a concordância do verbo: singular ou plural?

    a) Mais de um político venceu ou venceram as eleições?

    b) Mais de uma amiga veio ou vieram a minha casa hoje?

    A resposta pode ser novidade para alguns: Use o singular!

    Assim, retomando as orações acima, o correto será: Mais de um político venceu as eleições e Mais de uma amiga veio a minha casa hoje.

    Sim, o verbo deverá ficar no singular, mesmo que pareça estranho!

    1. Mais de um cineasta realizou este filme.

    2. Mais de um jogador teve contusões.

    3. Mais de uma atriz levou o prêmio por melhor atuação.

    4. Mais de uma greve está por vir na educação.

    No entanto, há duas exceções para que o verbo fique no plural:

    1. Quando a expressão se repetir:

    a) Mais de um funcionário e mais de um estagiário tiraram férias este mês.

    b) Mais de um senador, mais de um deputado tiveram aumento salarial.

    2. Quando a expressão tiver ideia de reciprocidade:

    a) Mais de um torcedor se feriram após o tumultuado jogo de ontem.

    b) Mais de uma irmã se abraçaram e comemoraram juntas.

    Importante: Quando a expressão for “menos de dois” ou outra que indique uma quantidade aproximada (cerca de, perto de, mais de) e que esteja seguida de um numeral, use o verbo no plural: Menos de dois alunos foram reprovados; Cerca de dez pessoas passaram por aqui hoje, Perto de 300 mil pessoas foram ouvir a pregação.Veja mais!

    https://www.google.com/amp/s/m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/amp/gramatica/a-expressao-mais-um-verbo.htm

  • Angela Albuquerque, é porque ele é um farsante.

  • @Gustavo Severino "Apenas um Minuto de conversa basta" ; "Apenas dois minutos de conversa BASTAM"

  • GAB. B)

    Há bastantes problemas no mundo, e o modelo de ativismo de Greta talvez possa ser eficaz para atacá-los.

  • Achei que a grafia bastantes era errada