SóProvas


ID
3455092
Banca
VUNESP
Órgão
ESEF - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Catalunha, nesta segunda-feira (14.10.2019), foi agitada por uma série de protestos, com o epicentro em Barcelona. A ação foi convocada pela plataforma Tsunami Democrático, que distribuiu cartões de embarque falsos causando bloqueio no El Prat, o principal aeroporto da cidade. Também houve prejuízo para a circulação de trens e metrô.

(El Pais/Bras. Disponível em https://bit.ly/32r70ew. Acesso em 15.10.2019. Adaptado)


Os protestos ocorreram

Alternativas
Comentários
  • Contra a decisão do Tribunal Supremo da Espanha que impôs penas de prisão a líderes separatistas.

  • Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/10/14/justica-da-espanha-condena-lideres-separatistas-da-catalunha.ghtml

  • O episódio na Catalunha, região espanhola, foi local mas se insere num aspecto mais amplo que é o dos movimentos separatistas. Atualmente o separatismo catalão está contido pelo governo de Madri mas nada impede de fato a retomada da campanha que pode levar a um novo referendo como o anterior. O enunciado questiona sobre a motivação dos protestos ocorridos mais de um ano após a tentativa de separação.

    Análise das alternativas:

    A) Um dos argumentos utilizados pelos separatistas era o do autoritarismo do governo madrilenho mas isso não foi relacionado à aprovação de leis específicas e tampouco causa dos protestos.

    B) O plebiscito ocorreu mais de um ano antes desses protestos e também teve sua cota de grandes manifestações a respeito na mesma época.

    C) Isso ocorreu na época do plebiscito e não no momento dos citados protestos.

    D) O movimento independentista não foi apenas das universidades e os protestos se relacionam com eles mas por outros aspectos.

    E) Os líderes políticos do movimento separatista tiveram crimes imputados contra eles em diferentes formas e alguns aguardavam a decisão da justiça espanhola já presos enquanto outros em liberdade. Sua condenação em última instância foi a motivação dos protestos. ALTERNATIVA CORRETA.

    Considerações finais:

    O plebiscito catalão foi apenas um de vários episódios similares como o ocorrido na Escócia que pode vir a ocorrer novamente em função do brexit  assim como na Irlanda do Norte ou em outras partes do mundo como o Tibete. Movimentos separatistas que buscam a independência vez por outra conseguem a criação nos novos países mais raramente assim como o aumento da autonomia de sua gestão eventualmente. São cada vez mais raros os casos de grupos que utilizam-se de métodos violentos para isso mas devemos observar as ações destes grupos de acordo com a repercussão de suas ações por todo o mundo.

    GABARITO: E
  • E) contra a decisão do Tribunal Supremo da Espanha que impôs penas de prisão a líderes separatistas. [Gabarito]

    A condenação de líderes separatistas da Catalunha nesta segunda-feira gerou uma série de protestos na comunidade autônoma, com o epicentro em Barcelona, onde os atos bloqueiam o El Prat, o principal aeroporto da cidade.

    Os Mossos (polícia catalã) atacaram uma parte dos manifestantes, que tentaram ultrapassar uma barreira policial.

    A ação foi convocada pela plataforma Tsunami Democrático, que distribuiu no aeroporto cartões de embarque falsos e convocou a população a ir até o local.

    Nesta manhã, o Tribunal Supremo da Espanha decidiu impor penas de 9 a 13 anos de prisão a nove líderes separatistas por, no final de 2017, realizarem um referendo separatista considerado ilegal pela Espanha, seguido de um declaração de independência.

    Eles acabaram afastados do poder e, em seguida, alguns foram presos —enquanto outros fugiram para outros países. 

  • O que gera uma guerra civil? A prisão/morte de um líder do movimento