SóProvas


ID
3455095
Banca
VUNESP
Órgão
ESEF - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed foi o vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2019, conforme anúncio da Academia em 11.10.2019. Ele foi diretor da Agência Nacional de Inteligência, antes de iniciar mudanças profundas em seu país, que geraram esperanças e críticas. Recentemente, apresentou o programa de abertura da economia, amplamente controlada pelo Estado e, atualmente, investe todos os seus esforços para que as eleições legislativas, que ele promete que serão inclusivas, aconteçam em maio de 2020.

(Exame. Disponível em https://bit.ly/2ONWQk5. Acesso em 16.10.2019. Adaptado)


Abiy Ahmed foi escolhido para Prêmio Nobel da Paz por

Alternativas
Comentários
  • 1º Ministro da Etiópia - Abiy Ahmed Ali, ganhou nobel da Paz por ter conseguido um acordo de paz para um longo conflito entre Etiópia e Eritreia.

  • O premio Nobel é um evento anual  que produz questões de prova em praticamente todas as suas edições. Em 2019 não foi diferente. O texto de apoio trata da vitória do primeiro ministro etíope do Nobel da Paz e de suas politicas de melhoria de vida da população local. O enunciado questiona o motivo principal  de sua premiação. 

    Análise das alternativas:

    A) O chanceler etíope não teve participação no conflito sudanês apesar, de sua proximidade física e movimentação de refugiados para a Etiópia. 

    B) A guerra civil ocorreu na Etiópia em período anterior ao conflito internacional apaziguado pelo primeiro ministro. 

    C) A guerra entre Etiópia e Eritreia ocorreu entre 1998 e 2000 mas após seu fim o estado de beligerância foi mantido entre as duas nações que só firmaram um robusto e recíproco acordo de paz após a intervenção do citado primeiro ministro, ação essa que lhe valeu o premio Nobel da Paz. AFIRMATIVA CORRETA.

    D) De fato há um histórico conflito étnico no Burundi mas não há sequer proximidade geográfica entre este e a Etiópia tampouco atuação política com a intenção de por fim a esse conflito que ainda não foi totalmente solucionado.

    E) O conflito de limites territoriais que o citado ministro atuou foi entre a Etiópia e a Eritreia não havendo a princípios questionamentos sobre a fronteira do Chade e a República Centro Africana apesar da grande violência na região e o intenso fluxo de refugiados. 

    Considerações Finais:

    O premio Nobel é um evento de grande repercussão midiática e com várias categorias como
    Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura, Paz e Ciências Econômicas este último acrescido posteriormente. Seus ganhadores dependendo da amplitude de seus feitos e da forma como seguem suas atividades criam personalidades internacionais que são frequentemente abordadas em questões do tipo como a paquistanesa Malala  Yousafzai entre outros.
      
    GABARITO: C.
  • Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro da Etiópia, ganha Nobel da Paz 2019

    Vencedor do 100º Nobel da Paz contribuiu decisivamente para colocar fim ao conflito de 20 anos do seu país com a Eritreia, no leste da África.

    fonte:https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/10/11/primeiro-ministro-da-etiopia-ganha-nobel-da-paz-2019.ghtml

  • LETRA C

  • Nobel de Química 2020: O trabalho de Jennifer, a possibilidade de edição dos genes, conhecido como CRISPR/Cas9, foi laureado na quarta-feira 7 com o Prêmio Nobel de Química, dividido com a microbiologista francesa Emmanuell... 

    Nobel de Medicina 2020: Laureados: os americanos Harvey J. Alter e Charles M. Rice e o britânico Michael Houghton. Por que ganharam: pela descoberta do vírus da hepatite C, causadora de cirrose e câncer no fígado. 

    Nobel de Física 2020:Laureados: a americana Andrea Ghez, o alemão Reihard Genzel e o britânico Roger Penrose. Por que ganharam: Penrose, por mostrar que a Teoria da Relatividade Geral explica a formação dos buracos negros.

    Nobel de literatura 2020: Laureada: a poeta americana Louise Glück, 77 anos, por “sua inconfundível voz poética que, com austera beleza, faz da existência individual universal” 

    Leia mais em: https://veja.abril.com.br/mundo/os-vencedores-do-nobel-2020/

    Nobel da paz 2020:Programa mundial de alimentos da ONU.