SóProvas


ID
3455767
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O bom combate


      Apesar dos extremismos discursivos e de retrocessos democráticos registrados em vários países nos últimos tempos, não dá para negar que a humanidade melhora a olhos vistos.

      Por qualquer medida objetiva que adotemos, o mundo evoluiu nos últimos 30 anos, e a proporção de terráqueos vivendo em pobreza extrema, que era de 35% em 1990, está agora abaixo dos 10%. A expectativa de vida ao nascer, que batia nos 65 anos em 1990, saltou para mais de 72.

      Também observamos melhoras importantes nos índices globais de escolarização e na disponibilidade de itens como água tratada e eletricidade. É difícil de acreditar, mas até a inteligência dos humanos tem avançado. O fenômeno, bem documentado, atende pelo nome de efeito Flynn.

      Se trocarmos a lente das décadas pela dos séculos e ampliarmos a noção de riqueza para incluir não só renda, mas acesso a serviços e bens de consumo, os progressos são ainda mais significativos. Nas contas da economista americana Deirdre McCloskey, nos últimos dois séculos, o habitante médio do planeta viu sua riqueza multiplicar-se por dez, chegando a 30 nos países desenvolvidos.

      O mundo ainda está muito longe de ser um lugar bom para todos ou razoavelmente justo, mas é preciso estar cego para não ver que estamos melhorando.

      Os dois motores principais desses sucessos são o saber técnico, alimentado pela ciência, e a disseminação das democracias, cujo número mais do que dobrou de 1990 para cá. Democracia, aqui, deve ser compreendida em seu conceito mais amplo, que inclui a busca por benefícios expressa pela vontade popular, mas traz, também, uma defesa intransigente de direitos universais que abarcam as minorias, mas não se restringem a elas.

      São justamente o saber técnico e a democracia que estão sob ataque em vários países. Defendê-los é o dever das forças pró-civilização neste momento delicado.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo, 05.05.2019. Adaptado)

O termo concessão pode ser definido como a menção a um fato subordinado e contrário ao da ação principal, porém incapaz de impedir que tal ação venha a ocorrer.

Com base nessa definição, é correto afirmar que há concessão em:


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Apesar dos extremismos discursivos e de retrocessos democráticos registrados em vários países nos últimos tempos, não dá para negar... (1° parágrafo)

    ? Temos uma locução prepositiva que traz valor semântico concessivo (=equivale a "mesmo que").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

     concessão  = Apesar de

  • Em questões da Vunesp vale a pena saber algumas O.S. Concessivas, visto que ao sabermos podemos ganhar tempo na resolução. Por isso desenvolvi um minemo nico para lembrar de algumas Concessivas.

    Se - Se bem que

    Me - mesmo que

    pos - posto que

    con - conquanto

    por - por mais que

    Ap - apesar de que

    ai - Ainda que

    Sabendo disso, a unica alternativa que traz uma concessão é "a" (Apesar)

    Espero ter ajudado (a)

    Assista a aulas e dicas para concursos: http://abre.ai/aprendafacil

  • ✅Letra A

    Conjunções CONCESSIVAS = Embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de que, a despeito de, malgrado, em que pese...

    Fonte: Tabela de conectivos do Prof: Elias Santana, Gran Cursos.

  • Na letra a, a locução conjuntiva “Apesar de” transmite sentido de concessão.

    As conjunções subordinativas concessivas são:

    • ainda que
    • embora
    • apesar de que
    • mesmo que
    • por mais que
    • conquanto. 
  • A questão é uma questão que exige conhecimento sobre conjunções e seus valores semânticos. O enunciado auxilia na identificação do elemento concessivo, à medida que a parte inicial da questão é destinada a uma conceituação da relação de  concessão.

    A única alternativa que estabelece uma relação concessiva entre as orações é a alternativa A.

    A) Apesar dos extremismos discursivos e de retrocessos democráticos registrados em vários países nos últimos tempos, não dá para negar... (1° parágrafo)

    1- Não dá para negar que a humanidade melhora a olhos vistos - oração principal
    2- Apesar dos extremismos discursivos e de retrocessos democráticos registrados em vários países nos últimos tempos - Oração Subordinada Adverbial Concessiva

    Em 2, temos um fato subordinado e contrário ao da ação principal, porém incapaz de impedir que tal ação venha a ocorrer.

    A conjunção concessiva “apesar de" pode ser substituída por outras com o mesmo valor semântico como “embora", “mesmo que" e “conquanto".

    As demais alternativas não apresentam nenhuma conjunção com valor concessivo.

    Gabarito da Professora: Letra A.
  • Iniciam orações subordinadas que exprimem um fato contrário ao da oração principal:conquanto(CONCESSÃO), embora, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, por mais que, por melhor que.

    Exemplo: Vou à praia, embora esteja chovendo.