-
NBC TA 500
A18. A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de ativo. A inspeção de registros e documentos fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da efetividade dos controles sobre a sua produção. Um exemplo de inspeção
A21. A observação consiste no exame d processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle. A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado. Ver NBC TA 501 – Evidência de Auditoria – Considerações Específicas para Itens Selecionados para orientação adicional sobre a observação da contagem de estoque.
A22. Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, as confirmações externas não precisam se restringir apenas a saldos contábeis.
Por exemplo, o auditor pode solicitar confirmação de termos de contratos ou transações da entidade com terceiros; a solicitação de confirmação pode ser planejada para perguntar se foram efetuadas quaisquer modificações no contrato e, em caso afirmativo, quais são os detalhes relevantes. Os procedimentos de confirmação externa também são utilizados para a obtenção de evidência de auditoria a respeito da ausência de certas condições, por exemplo, a ausência de acordo paralelo (side agreement) que possa influenciar o reconhecimento da receita.
-
COLUNA I
1. Inspeção 2. Observação 3. Confirmação externa
COLUNA II
(1) Envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo. Fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade.
(2) Consiste no exame, processo ou procedimento executado por outros. Fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que ocorre e pelo fato de que o ato de sua execução pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é realizado.
(3) Os procedimentos frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, não precisa se restringir apenas a saldos contábeis.
-
Inspeção: "Inspeciona" documentos, ativos físicos etc
Observação: Observa o outro fazer
Confirmação externa: Envio de pedidos de confirmação de fornecedores, empresas ligadas...
Fonte: Normas e resumos da vida de concurseira
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre a NBC TA 500.
Esta norma trata sobre evidência de auditoria e estabelece, além de outros assuntos, os procedimentos pelos quais o auditor pode obter evidências.
O item A18 define a inspeção:
A inspeção envolve o exame de registros ou
documentos, internos ou externos, em papel, em forma eletrônica ou em outras
mídias, ou o exame físico de ativo. A inspeção de registros e documentos
fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade,
dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e
documentos, da efetividade dos controles sobre a sua produção.
Já o item A21 define a observação:
A observação consiste no exame de processo ou
procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da
contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades
de controle. A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução
de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a
observação ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a
maneira como o processo ou procedimento é executado.
Por fim, o item A22 define a confirmação externa:
Uma confirmação externa representa evidência de
auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que
confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os
procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no
tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos.
Contudo, as confirmações externas não precisam se restringir apenas a saldos
contábeis.
Bom, agora podemos responder a questão.
Enquanto o exame de registros caracteriza a inspeção, o exame de processos é a observação. Além disso, a confirmação externa recai sobre saldos contábeis, embora não restrita a estes.
Assim, temos, pela ordem: 1, 2 e 3.
Gabarito do Professor: Letra A.