-
GABARITO: LETRA C
? Embora tenha ficado muito distante de alcançar o mesmo êxito da perspectiva modernizadora, a reatualização do conservadorismo exerceu algumas influências sobre a categoria profissional que merecem atenção. Segundo Netto (2002, p. 203) Uma primeira, e evidentemente decisiva, característica relevante desta perspectiva é a exigência e a valorização enérgicas da elaboração teórica. De fato, todos os seus documentos significativos insistem na necessidade de um esforço sistemático no sentido de produzir (e/ou organizar) conhecimentos para fundar as práticas profissionais. A ênfase recai na interdição do empirismo e do praticalismo, ressaltando-se como primordial o investimento na cognição.
? Fonte: NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós64. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Embora o colega tenha explicado a resposta, ainda não consegui entender o gabarito dado como correta. A própria questão fala "Esta explícita valorização das dimensões teóricas, estranha ao quadro do tradicionalismo profissional, desenvolve-se com uma reiterada crítica aos substratos que o Serviço Social historicamente recolheu das ciências sociais; estamos defrontados, aqui, com um dos pontos fortes desta perspectiva: a recusa dos padrões teórico-metodológicos da tradição positivista.” ----- identifico como intenção de ruptura.
-
Na intenção de ruptura não há uma valorização da dimensão teórica, aliás, não há supervalorização de nenhuma dimensão isoladamente. A articulação das três dimensões (teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa) é uma exigência tanto para o processo de formação quanto para um exercício profissional comprometido com o projeto da profissão.
-
(...) um dos pontos fortes desta perspectiva: a recusa dos padrões teórico-metodológicos da tradição POSITIVISTA. (...) o dado mais saliente do que se propõe inovador nos textos representativos da tendência é a reivindicaçāo de um suporte metodológico até então inusual no desenvolvimento do Serviço Social em nosso país: o recurso à FENOMENOLOGIA.
José Paulo Netto; Ditadura e Serviço Social no Brasil - Cortez Editora páginas 204-208)
Gabarito C