SóProvas


ID
345988
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os fragmentos que constituem as opções abaixo foram adaptados de Carta Capital, de 12 de maio de 2010, p.38. Em cada uma, a segunda versão apresenta uma reelaboração em que as ideias estão associadas por meio de conectivos. Assinale a opção na qual a segunda versão não respeita as relações entre as ideias apresentadas na primeira.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta, letra A

    O erro consiste na introdução do conectivo "já que" , que da uma ideia de causa, assim como os conectivos "visto que, na medida em que, porquanto ..."

    O sentido original do texto, com as 2 orações separadas, não indica relação de causa e consequencia entre as 2 orações
  • a) Companhias inteligentes estão tomando conta do trabalho realizado dentro do escritório. Os consumidores dos países em desenvolvimento estão enriquecendo mais depressa que seus colegas do Ocidente.
    Companhias inteligentes estão tomando conta do trabalho realizado dentro do escritório, já que os consumidores dos países em desenvolvimento estão enriquecendo mais depressa que seus colegas do Ocidente.correto: (para tornar a resposta mais compreensível, "traduzi" um pouco a passagem original porque estava muito prolixa.


    a) Companhias inteligentes estão dominando o trabalho no escritório. Os consumidores dos países em desenvolvimento estão enriquecendo mais depressa do que os do Ocidente. 2 orações absolutas; não há relação de dependência entre elas. Trata-se de 2 fatos paralelos, o que não acontece na paráfrase sugerida:

    Companhias inteligentes estão dominando o trabalho dentro do escritório, já que os consumidores dos países em desenvolvimento estão enriquecendo mais depressa do que os do Ocidente.
    Orações Subordinadas Adverbiais Causais: expressam a causa do que ocorre na oração principal. E.g.: Já que está chovendo vamos dormir.

    Principais conjunções: porque, visto que, já que, uma vez que, como que, como.
  • Que questaozinha chata.