SóProvas


ID
345991
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo foi transcrito do Jornal do Brasil, de 28/7/2010. Assinale a opção que constitui continuação gramaticalmente correta, coesa e coerente para o trecho

O anúncio de que os investidores estrangeiros mudaram o perfil de seus negócios no Brasil pela primeira vez em sete anos é preocupante. O país, nesse período, atravessou, com comportamento exemplar, crises de graves proporções no cenário econômico internacional. Deu-se ao luxo até de emprestar dinheiro ao Fundo Monetário Internacional como reafirmação de seu status de bom pagador e, sobretudo, de uma economia em ascensão, organizada e modernizada. Sucessivas levas de indicadores sociais reforçaram o papel de destaque no bloco dos Brics, países emergentes com grande potencial. Sendo assim, o que teria levado à fuga do capital mais interessante, que é aquele aplicado em produção e geração de riquezas?

Alternativas
Comentários
  • Oi gente! Não sei explicar direitinho, mas concluí assim:
    Texto: Sendo assim, o que teria levado à fuga do capital mais interessante, que é aquele aplicado em produção e geração de riquezas?
    Alternativa "d": 
    O diagnóstico é claro e antigo. Ainda que tenha conseguido ganhar...
  • a) Contudo, quem já tentou instalar um escritório de uma empresa multinacional no país certamente sabe da quantidade de obrigações e exigências que enfrentam. Além da enorme burocracia desnecessária em centros de negócio como Rio e São Paulo, a carga tributária continua tornando cada dólar trazido para o Brasil caro demais. INCORRETA. "Contudo" não dá ideia de continuidade ao texto, que termina com uma pergunta. Além disso, o termo "enfrentam" está empregado de modo errôneo. Deveria ser: enfrenta, para concordar com "quem", ou "que se enfrenta", para concordar com "quantidade de obrigações e exigências."

    b) Quando as economias da Europa começaram à baquear, as primeiras a mostrarem os sintomas de doença foram justamente aquelas mais vinculadas àquele cenário econômico favorável. INCORRETA.Em "à baquear" o "a" não deveria ter crase, pois não se usa crase antes de verbo!

    c) Só sobrevivemos ao impacto da crise iniciada com a Grécia e com a Espanha por termos um mercado interno punjante e capaz de sustentar o crescimento. Mesmo com tantos exemplos, não se pensou na possibilidade de mexer nos conceitos básicos em prol de uma maior estabilidade. INCORRETA. Essa alternativa não dá continuidade à pergunta feita em relação à fuga do investimento de capital no País.

    d) O diagnóstico é claro e antigo. Ainda que tenha conseguido ganhar corpo e crescer de uma forma geral, a economia brasileira é movida não pela filosofia desenvolvimentista, mas pela filosofia monetarista. O governo trabalha com a moeda de forma a financiar seu próprio déficit. CORRETA. Não há erros de gramática e há sentido...O texto fez uma pergunta: por que a fuga do capital...? E a assertiva respondeu.

    e) Há, ainda, a questão da supervalorização do real, que deixam os produtos brasileiros menos competitivos no mercado internacional, desestimulando investimentos em ampliação da capacidade industrial. INCORRRETA. A SUPERVALORIZAÇÃO....DEIXA os produtos brasileiros....

  • d) O diagnóstico é claro e antigo. Ainda que tenha conseguido ganhar corpo e crescer de uma forma geral, a economia brasileira é movida não pela ? loso? a desenvolvimentista, mas pela ? loso? a monetarista. O governo trabalha com a moeda de forma a ? nanciar seu próprio dé? cit. correto: Ainda que tenha conseguido ganhar corpo e crescer de uma forma geral, a 1° oração é subordinada e usa devidamente verbo no modo subjuntivo;  

    "a economia brasileira é movida não pela ? loso? a desenvolvimentista, mas pela ? loso? a monetarista. O governo trabalha com a moeda de forma a ? nanciar seu próprio dé? cit." 2 orações coordenadas, a 2° é aditiva.
    O período é composto por coordenação quando tem orações equivalentes, mas sem dependência uma da outra. São sintaticamente independentes. As orações coordenadas podem estar simplesmente justapostas, isto é, colocadas uma ao lado da outra sem qualquer conectivo que as enlace, este tipo de oração coordenada chama-se assindética. Quando orações coordenadas são ligadas por uma conjunção coordenativa são classificadas como sindéticas.
  • Só para complementar:

    c) Só sobrevivemos ao impacto da crise iniciada com a Grécia e com a Espanha por termos um mercado interno punjante e capaz de sustentar o crescimento. Mesmo com tantos exemplos, não se pensou na possibilidade de mexer nos conceitos básicos em prol de uma maior estabilidade.

    A grafia correta é pujante e não punjante.
  • Observem que a alternativa apontada como correta traz incorreção em alguns trechos na escrita, por issom causa dúvida.
      
  • Exatamente, Ediana... O trecho "filosofia a monetarista" me deixou em dúvida na hora de responder...

  • Eu n marquei justamente por esse a monetarista
    • a) Contudo, quem já tentou instalar um escritório de uma empresa multinacional no país certamente sabe da quantidade de obrigações e exigências que enfrentam. Além da enorme burocracia desnecessária em centros de negócio como Rio e São Paulo, a carga tributária continua tornando cada dólar trazido para o Brasil caro demais.
    • b) Quando as economias da Europa começaram à baquear, as primeiras a mostrarem os sintomas de doença foram justamente aquelas mais vinculadas àquele cenário econômico favorável.
    • c) Só sobrevivemos ao impacto da crise iniciada com a Grécia e com a Espanha por termos um mercado interno punjante e capaz de sustentar o crescimento. Mesmo com tantos exemplos, não se pensou na possibilidade de mexer nos conceitos básicos em prol de uma maior estabilidade.
    • d) O diagnóstico é claro e antigo. Ainda que tenha conseguido ganhar corpo e crescer de uma forma geral, a economia brasileira é movida não pela filosofia desenvolvimentista, mas pela filosofia a monetarista. O governo trabalha com a moeda de forma a financiar seu próprio déficit. -> Também fiquei em dúvida, mas concluí que era um erro de digitação na hora de transcrever a questão. Fui pesquisar e estava correta, a questão original fala "filosofia monetarista" apenas (http://www.esaf.fazenda.gov.br/concursos/concursos_selecoes/PMRJ-2010/Editais/Prova_AF_G1.pdf)
    • e) Há, ainda, a questão da supervalorização do real, que deixam os produtos brasileiros menos competitivos no mercado internacional, desestimulando investimentos em ampliação da capacidade industrial.