SóProvas


ID
346090
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à estabilidade do servidor público e conforme as disposições da Constituição Federal, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA
     Estágio Probatório: STF e STJ entendem que o prazo do estágio probatório deve ser equivalente ao prazo da estabilidade, que é de 3 anos ou 36 meses.

    b) CERTA
    Lei 8.112 - Estatuto do Servidor Público Federal
    Formas de Provimento
    Reintegração: é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    c) ERRADA
    Da Redistribuição
    Art. 37, § 3
    o  Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor estável que não for redistribuído será colocado em disponibilidade, até seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e 31.

    d) ERRADA

    Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    e) ERRADA
    Vide comentário anterior.


     

  • todas as respostas do colega estão corretas, mas o comando da questão pediu uma resposta de acordo com a Constituição Federal

    coloco aqui as justificativas de acordo com a CF:

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (letra A - INCORRETA)

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)(Letra D - INCORRETA)
             I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)(Letra E - INCORRETA)

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)(Letra B - CORRETA)

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (Letra C - INCORRETA)

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)



  • Só para complementar, existe um macete acerca das formas de provimento que talvez já esteja batido, mas sempre tem alguém que nunca viu.

    Readaptação = Doença
    Reversão = Velho
    Aproveitamento = Disponibilidade
    Reintegração = Invalidez da demissão
    Recondução = Cargo anteriormente ocupado

    Talvez alguém ache 'nada a ver', mas por conta desses lembretes, eu nunca erro questões como essa.

    Bons estudos.
  • Complementando as explicações citadas pelos colegas anteriormente, segue um comentário da alternativa "d":
     
    O servidor público estável pode perder seu cargo mediante decisão judicial liminar. (Errada) 
     
    - Liminar é uma ordem judicial provisória.
     
    Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
  • a)    São estáveis, após um ano de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (ERRADA)
    Explicação: Art. 41. “São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.”
    b)    Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor público estável, ele será reintegrado. (CORRETA)
    Explicação: extraído do Art. 41,§ 2º “Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado (...)”
    c)    Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor público estável não ficará em disponibilidade. (ERRADA)
    Explicação: Em desacordo com o Art. 41,§ 3º “Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, (...)”
    d)   O servidor público estável pode perder seu cargo mediante decisão judicial liminar. (ERRADA)
    Explicação: Está em desacordo com o Art 41, § 1º “O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado*;(...)”
    *
    Trânsito em julgado é uma expressão usada para uma decisão (sentença ou acórdão) judicial da qual não se pode mais recorrer
    e)    Não é cabível a perda do cargo do servidor público estável mediante processo administrativo. (ERRADA)
    Explicação:Está em desacordo com o Art 41, § 1º “O servidor público estável só perderá o cargo: (...)II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;(...)”
      
    GABARITO: Letra B 
     
  • reINtegração - INvalidade da demissão

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo referente à Administração Pública.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 41, da Constituição Federal, "são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    Letra b) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o § 2º, do artigo 41, da Constituição Federal, "invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 3º, do artigo 41, da Constituição Federal, "extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o § 1º, do artigo 41, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa."

    Logo, para que o servidor público estável possa vir a perder o seu cargo público, a sentença judicial deve transitar em julgado, não podendo tal perda ocorrer por meio de uma decisão judicial liminar.

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois, em conformidade com o exposto no comentário referente à alternativa "d", é cabível, sim, a perda do cargo do servidor público estável mediante processo administrativo, nos termos do inciso II, do § 1º, do artigo 41, da Constituição Federal.

    Gabarito: letra "b".