SóProvas


ID
3461500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a execução de um serviço de terraplenagem, uma construtora solicitou um aditivo contratual, em decorrência do surgimento de uma camada de solo mole não prevista em projeto. O fiscal, diferentemente da empresa, considerou não haver motivos para ajustes no contrato, alegando que o solo estava saturado devido à incidência de chuvas.

Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item.


Caso se comprove a existência de solo mole, as composições de custos deverão permanecer as mesmas, pois a escavação de solos moles exige o emprego de escavadeiras hidráulicas dotadas de pneus — utilizadas em solos mais resistentes —, sendo desnecessário realizar qualquer ajuste contratual.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Em solos moles, há mudança nos equipamentos utilizados.

  • Gabarito: Errado

    Solos moles, são terrenos que não possuem boa capacidade de suporte, dessa forma a utilização de escavadeiras hidráulicas dotadas de pneus seria inviável para esse tipo de terreno. O equipamento mais adequado seria escavadeira hidráulica dotadas de esteiras, a qual possuem melhor aderência e flutuação no terreno.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o processo de escavação de solos.

    O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. Com base em sua consistência/compacidade, os solos recebem uma classificação.

    Nesse contexto, antes de definir solos moles, é importante conceituar que o ensaio de penetração padrão, conhecido popularmente como SPT, é responsável pela determinação do índice de resistência à penetração do solo (N) que, por sua vez, é mensurado em função da quantidade de golpes necessários para a cravação de 30 cm de um amostrador padrão, após cravar o mesmo inicialmente por 15 cm.

    Nesse contexto, os solos moles tratam-se de solos que possuem alta compressibilidade e reduzida resistência ao cisalhamento. Tecnicamente, a ABNT NBR 6484 (2001), intitulada "Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio", classifica como solos moles as argilas e siltes que possuem índice de resistência à penetração variando de 3 até 5.

    Dado que a compressibilidade está associada com a redução de volume do solo devido à aplicação de uma pressão externa, tem-se que a escavação de solos moles deve ser realizada, preferencialmente, por equipamentos dotados de esteiras, pois isso reduz a pressão sobre o solo, assegurando melhor aderência e menores deformações no terreno. Por sua vez, escavadeiras dotadas de pneus não devem ser empregadas, pois os pneus transmitem o peso da máquina para o solo de forma similar a um carregamento concentrado, ocasionando grandes deformações e dificuldades para a locomoção do equipamento no terreno.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Muito errado! Além das alterações de equipamento para a execução desse serviço o custo do contrato com certeza alterará.

  • Para solos moles, o mais indicado seria o uso de equipamentos dotados de esteiras.

  • Solo moles se usa rolo de pé -de - carneiro poara a penetração do solo.