SóProvas


ID
3461503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a execução de um serviço de terraplenagem, uma construtora solicitou um aditivo contratual, em decorrência do surgimento de uma camada de solo mole não prevista em projeto. O fiscal, diferentemente da empresa, considerou não haver motivos para ajustes no contrato, alegando que o solo estava saturado devido à incidência de chuvas.

Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item.


A eventual classificação do solo como saturado, mediante comprovação técnica, implica sua classificação como solo mole, necessariamente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O solo pode estar apenas saturado.

  • Um comentário sobre a resolução dessa questão. youtu.be/AKdkBKurWA0

  • Gabarito: Errado

    A eventual classificação do solo como saturado, mediante comprovação técnica, não implica sua classificação como solo mole, necessariamente.

  • Define-se como solo muito mole aquele no qual a resistência não drenada da argila é inferior a 25 kPa (Terzaghi, 1943), ou número de golpes NSPT < 2 (NBR 6502, ABNT 2001)

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o processo de escavação de solos.

    O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. O mesmo é formado por uma fase sólida, composta de matéria orgânica e inorgânica; uma fase líquida, associada à água ou outra solução presente no solo; e uma fase gasosa, correspondentes aos gases no solo.

    Os solos, com base em sua consistência/compacidade, recebem uma classificação. Esta é embasada no resultado do ensaio de penetração padrão, conhecido popularmente como SPT, responsável pela determinação do índice de resistência à penetração do solo (N) que, por sua vez, é mensurado em função da quantidade de golpes necessários para a cravação de 30 cm de um amostrador padrão, após cravar o mesmo inicialmente por 15 cm.

    Nesse contexto, os solos moles tratam-se de solos que possuem alta compressibilidade e reduzida resistência ao cisalhamento. Tecnicamente, a ABNT NBR 6484 (2001), intitulada "Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio", classifica como solos moles as argilas e siltes que possuem índice de resistência à penetração variando de 3 até 5.

    Por sua vez, o solo saturado é definido pela ABNT NBR 6502 (1995), cujo título é "Rochas e solos", como o "solo com os poros totalmente preenchidos com água". Em outras palavras, o solo saturado é o solo cuja fase gasosa não existe, pois todos os seus vazios entre as porções sólidas estão ocupados por água.

    Portanto, um solo saturado não necessariamente é um solo mole, pois o mesmo pode apresentar índice de resistência a penetração fora da faixa especificada de N. Apesar de a água influenciar a consistência, ela não é determinante. Logo, a assertiva do enunciado está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Definição:

    Solos moles são:

    - solos sedimentares;

    - baixa resistência à penetração (SPT≤ 4);

    - a fração argila imprime as características de solo coesivo e compressível.

    São em geral, argilas moles ou areias argilosas fofas de deposição recente (formadas durante o Quaternário)

    Meios de deposição: Água doce Água salgada Água salobra

    Processo de deposição: Fluvial Marinho

    FONTE: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/241703/mod_resource/content/0/Microsoft%20PowerPoint%20-%20aterros%20sobre%20solos%20moles%202-%20Obras%20de%20Terra.pdf

    VÁ E VENÇA. QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!

  • Necessariamente já é algo extremo em matérias normais de concurso, se tratando na área de geotecnia então, fica difícil a afirmação ser veradadeira

  • E se for uma rocha, bem porosa e toda preenchida por água ? Não estará mole, saturado significa apenas 100% dos vazios preenchidos por água