SóProvas


ID
3461521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Seis meses após o início de uma obra contratada por empreitada por preço unitário, a construtora responsável pela execução de determinada rodovia pleiteou um acréscimo de quantitativo em razão de erro de projeto. Além disso, devido ao aumento de serviços, a construtora solicitou pagamento de reajustamento e acréscimo de prazo de execução.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.


O acréscimo de prazo de execução implica aumento de custos de administração local.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    O que é custo de administração local ?

    "Os custos de “Administração Local” são usualmente considerados aqueles para a realização de serviços administrativos de apoio no canteiro de obras (secretaria, serviços gerais, controle de pessoal, compras, almoxarifado, etc.), o desenvolvimento dos serviços de controle de qualidade, de prazos e de custos..."

    O prazo de execução influi nos custos de administração local ?

    Sim. "O prazo de execução é um dos fatores que influem no preço proposto pelos construtores para a execução de uma obra pública. Afinal, além dos custos diretos com insumos, equipamentos e mão de obra nela aplicados diretamente, a execução exige diversos custos indiretos que dependem do tempo de duração dos trabalhos. Dentre estes custos indiretos sobressaem os referentes à “Administração de Obra”, que são aqueles relacionados à estrutura e ao pessoal de apoio mobilizados tanto na sede da empresa (“Administração Central”) quanto no local da obra (“Administração Local”) durante a execução do objeto contratado.

    Fonte: José Paulo Dorneles Japur - Extensão do prazo de execução de obras públicas por motivos alheios ao contratado e o incremento de custos de “administração de obra”

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre orçamentação de obras.


    No contexto de uma obra, a administração local, como o próprio nome sugere, tratam-se, simplificadamente, de custos administrativos para a realização dos serviços na obra. Como exemplo, cita-se: serviços de secretaria, controle de materiais, compras, RH, etc.


    O Manual de Custos de Infraestrutura de Transportes do DNIT, em seu Volume 8, intitulado “Administração Local", define que a administração local "compreende o conjunto de gastos com pessoal, materiais e equipamentos incorridos pelo executor no local do empreendimento e indispensáveis ao apoio e à condução da obra. É exercida normalmente por pessoal técnico e administrativo, tais como: engenheiro supervisor, engenheiros setoriais, gestores administrativos, equipes de medicina e segurança no trabalho, etc."


    Como tratam-se de gastos necessários ao longo de toda a execução da obra, um acréscimo no prazo de execução implica diretamente em um aumento nos custos de administração local. Portanto, a assertiva do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: CERTO.


    A fim de corroborar a definição dada, Mendes e Bastos (2001) estabelecem na Revista do TCU (Tribunal de Contas da União) que “são despesas usualmente consideradas como 'administração local': a realização de serviços administrativos de apoio no canteiro de obras (secretaria, serviços gerais, controle de pessoal, almoxarifado, etc.), o desenvolvimento dos serviços de controle de qualidade, de prazos e de custos (controle tecnológico, programação e controle do andamento das obras) e a execução de todos os serviços de supervisão técnica ligados à produção (direção técnica de cada serviço, coordenação de pessoal e distribuição de equipamentos e materiais necessários à execução da obra)".


    MENDES, A. L.; BASTOS, P. R. L. Um aspecto polêmico dos orçamentos de obras públicas: benefícios e despesas indiretas (BDI). Revista do TCU, n. 88, p. 13-28, 2001.

  • GABARITO: CERTO

    ADM.LOCAL=

    • Equipe técnico-administrativa, com salários e encargos;
    • Materiais de escritório do canteiro de obras;
    • Veículos para transporte de pessoal do canteiro até às frentes de obra;
    • Manutenção de equipamentos do canteiro de obra;
    • Vigilância e segurança das instalações;
    • Gastos com concessionários de serviços públicos.