SóProvas


ID
3461524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Seis meses após o início de uma obra contratada por empreitada por preço unitário, a construtora responsável pela execução de determinada rodovia pleiteou um acréscimo de quantitativo em razão de erro de projeto. Além disso, devido ao aumento de serviços, a construtora solicitou pagamento de reajustamento e acréscimo de prazo de execução.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.


A contratada somente terá direito a reajustamento um ano após o início da obra.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93: Reajuste só após 12 meses.

    A partir de que data?

    Pela Lei de Licitações há duas possibilidades:

    a)     a data-limite para apresentação de proposta para a licitação ou

    b)     a data-base do orçamento (SINAPI, DNIT, etc.) que fundamentou a proposta apresentada pela empresa vencedora do certame. A escolha por uma das possibilidades deve estar explicitada no edital e no contrato.

     

    TCU: Reajuste só após 12 meses.

    O plenário do TCU no Acórdão 19/2017 recomendou a adoção da data-base de elaboração da planilha orçamentária como marco inicial para efeito de reajustamento.

     

    Assim, o reajuste pode acontecer até 3 meses após começar a obra (por exemplo), desde que as datas supras se enquadrem nos requisitos legais, ou seja, superior a 12 meses.

     

    ___________________________

    Entretanto, tenho dúvidas de quem seguir.

    Volto aqui quando tiver mais informações sobre ou algum colega ajudar.

    ___________________

    Atualização 10 de junho de 2020, às 11h34.

    Essa decisão do TCU, no Acórdão 19/2017, não traz obrigação, mas cria jurisprudência para os contratos em si e para as futuras questões de concurso. A saber: utilizar a data-base de elaboração da planilha orçamentária como marco inicial para efeito de reajustamento, o que não torna menos certo utilizar a data-limite para apresentação de proposta, como dita a Lei 8.666, sendo necessário estudar caso a caso para decisão de qual delas utilizar.

  • GABARITO: ERRADO

    A questão tem um pequeno pega. Veja o que a lei 8666 diz:

    Art.40 XI - critério de reajuste, que deverá retratar a variação efetiva do custo de produção, admitida a adoção de índices específicos ou setoriais, desde a data prevista para apresentação da proposta, ou do orçamento a que essa proposta se referir, até a data do adimplemento de cada parcela; 

    Perceba que o prazo mínimo para reajuste do contrato administrativo tem início na data prevista para apresentação da proposta ou orçamento, e não do início da obra. Assim sendo, questão incorreta.

    Aproveito aqui para fazer um resuminho acerca do reajuste no direito administrativo:

    ►CARACTERÍSTICAS DO REAJUSTE:

    a) cláusula contratual;

    b) incide sobre as cláusulas econômicas do contrato (valor do contrato);

    c) refere-se aos fatos previsíveis; (álea ordinária)

    d) “preserva” o equilíbrio econômico-financeiro do contrato; e

    e) depende da periodicidade mínima de 12 meses, contados da data de apresentação da proposta ou

    do orçamento a que a proposta se referir.

    Fontes:parte do resumo retirado do comentário da kamila Gusmão na (Q990704).

  • PAPA FOX

    data-base de elaboração da planilha orçamentária e data-base do orçamento, são a mesma coisa.

    2° Se o TCU recomenda data-base de elaboração da planilha orçamentária, então deve está explicito em edital.

    3° Entendo que recomendação não gera obrigação

  • Damiao Wellington, 27 de Abril de 2020 às 19:15

    PAPA FOX

    1° data-base de elaboração da planilha orçamentária e data-base do orçamento, são a mesma coisa.

    2° Se o TCU recomenda data-base de elaboração da planilha orçamentária, então deve está explicito em edital.

    3° Entendo que recomendação não gera obrigação

    _______________________________________

    Damião Wellington,

    1º Concordo, afinal, eu não afirmei que são coisas distintas, disse apenas que a lei 8.666 dá duas possibilidades de marco inicial: data-limite para apresentação de proposta para a licitação e data-base do orçamento. Já o TCU dá apenas uma possibilidade: data-base de elaboração da planilha orçamentária.

    2º Positivo.

    3º Positivo. Segue trecho do Acórdão 19/2017 Plenário, com representação do relator Ministro Benjamin Zymler.: "9.5. recomendar ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que: 9.5.1. em futuras licitações de obras públicas, quando se demonstrar demasiadamente complexa e morosa a atualização da estimativa de custo da contratação, adote como marco inicial para efeito de reajustamento contratual a data-base de elaboração da planilha orçamentária, nos termos do art. 40, inciso XI, da Lei 8.666/1993 e do art. 3º, §1º, da Lei 10.192/2001;".

    Essa decisão do TCU não traz obrigação, mas cria jurisprudência para os contratos em si e para as futuras questões de concurso. A saber: utilizar a data-base de elaboração da planilha orçamentária como marco inicial para efeito de reajustamento, o que não torna menos certo utilizar a data-limite para apresentação de proposta, como dita a Lei 8.666, sendo necessário estudar caso a caso para decisão de qual delas utilizar.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre licitações. Em especial, devemos nos pautar na Lei. 8.666/93, pois a mesma estabelece normas para licitações e contratos da Administração Pública, dentre outras coisas.

    Em seu Art. 40, inciso XII, a Lei 8.666/93 afirma que no edital deve constar o “critério de reajuste, que deverá retratar a variação efetiva do custo de produção, admitida a adoção de índices específicos ou setoriais, desde a data prevista para apresentação da proposta, ou do orçamento a que essa proposta se referir, até a data do adimplemento de cada parcela".

    Logo, o prazo mínimo para reajuste do contrato administrativo está atrelado à data de apresentação da proposta ou do orçamento, e não ao início da obra.

    Gabarito do professor: Errado.

    No mais, vale ressaltar que o prazo mínimo para reajuste é de 12 meses.

    O aluno deve ter atenção, pois a pegadinha da questão não é o prazo, mas sim o referencial do mesmo.
  • Gabarito: Errado.

    Comentário: A contratada terá direito a reajustamento após um ano da data da apresentação da proposta, ou do orçamento a que essa proposta se referir (conforme inciso XI do artigo 40 da lei 8.666/93). A data em que a contratada passa a ter direito ao reajuste é sempre antes de completar um ano do início da obra, visto que o início da obra é sempre depois da apresentação da proposta ou da data-base do orçamento.

    Exemplo hipotético:

    ·       Data base do orçamento: 01/06/2020

    ·       Assinatura do contrato: 01/09/2020

    ·       Início da obra: 01/01/2021

    ·       Data que a contratada tem direito ao reajuste: 01/06/2021 (um ano após a data base do orçamento e seis meses depois do início da obra, como indicado no enunciado da questão)

    ·       Um ano de obra: 01/01/2022

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    Cespe/Cebraspe adora trabalhar esse tema. Até agora em análises de provas antigas da banca, é o tema que mais se repetiu, cobrando em 11 oportunidades.

    Questões parecidas para treinar sobre esse tema:

    Q1057424

    Q495467

    Q982002

    Q646612

    Q646614

    Q840901

    Q547166

    Q286927

    Q665369

    Q756227

    Siga no instagram: @engenheiro.aprovado

  • 1 ano após o aniversário de apresentação da proposta comercial
  • Pessoal, para a nova Lei 14133/21 mudou, agora é só a data-base do orçamento:

    ART 24

    § 7º Independentemente do prazo de duração do contrato, será obrigatória a previsão no edital de índice de reajustamento de preço, com data-base vinculada à data do orçamento estimado e com a possibilidade de ser estabelecido mais de um índice específico ou setorial, em conformidade com a realidade de mercado dos respectivos insumos.