SóProvas


ID
3461527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Seis meses após o início de uma obra contratada por empreitada por preço unitário, a construtora responsável pela execução de determinada rodovia pleiteou um acréscimo de quantitativo em razão de erro de projeto. Além disso, devido ao aumento de serviços, a construtora solicitou pagamento de reajustamento e acréscimo de prazo de execução.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.


Em obra rodoviária, em um mesmo contrato pode haver índices diferenciados para determinados tipos de serviços.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Para responder a essa questão, veja o que dispõe a lei 8666:

    Art.40 XI - critério de reajuste, que deverá retratar a variação efetiva do custo de produção, admitida a adoção de índices específicos ou setoriais, desde a data prevista para apresentação da proposta, ou do orçamento a que essa proposta se referir, até a data do adimplemento de cada parcela;          

    Pesquisando sobre o tema, veja o que encontrei:

    "Tendo em vista a variedade da cesta de produtos utilizada na metodologia de cálculo do índice, este é classificado como índice geral, ou seja, tenta refletir de maneira ampla a variação inflacionária experimentada no cenário econômico; ou como índice setorial, o qual demonstra a trajetória dos preços em um determinado setor, como a construção civil, o mercado de carros, o varejo de alimentos, etc." (Fonte: revista do tribunal de contas do estado de minas gerais, vol.70).

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre planejamento e controle de obras, especificamente sobre contratos de obras públicas.


    A principal legislação que regula e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública é a Lei n.º 8.666/93. Tal Lei trata sobre o procedimento e julgamento da licitação em seu Art. 40, estabelecendo, dentre outras coisas, que:


    "Art. 40.  O edital conterá no preâmbulo o número de ordem em série anual, o nome da repartição interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execução e o tipo da licitação, a menção de que será regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para início da abertura dos envelopes, e indicará, obrigatoriamente, o seguinte:


    (...)


    XI - critério de reajuste, que deverá retratar a variação efetiva do custo de produção, admitida a adoção de índices específicos ou setoriais, desde a data prevista para apresentação da proposta, ou do orçamento a que essa proposta se referir, até a data do adimplemento de cada parcela;".


    Portanto, em um mesmo contrato podem constar índices específicos ou setoriais, isto é, aqueles que representam o comportamento dos preços de um determinado setor. Logo, a assertiva do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: CERTO.

  • Atualizando a questão para a NLL 14133

    Art 6

    LVIII - reajustamento em sentido estrito: forma de manutenção do equilíbrio econômico-financeiro de contrato consistente na aplicação do índice de correção monetária previsto no contrato, que deve retratar a variação efetiva do custo de produção, admitida a adoção de índices específicos ou setoriais;

    Art. 24

    § 7º Independentemente do prazo de duração do contrato, será obrigatória a previsão no edital de índice de reajustamento de preço, com data-base vinculada à data do orçamento estimado e com a possibilidade de ser estabelecido mais de um índice específico ou setorial, em conformidade com a realidade de mercado dos respectivos insumos.