Apenas esclarecendo, esta questão foi retirada de uma prova de concurso para um órgão municipal do RJ. Sendo assim, a norma citada é da esfera estadual. Então vamos analisar as alternativas com base nesse
Decreto nº 2.477/80:
A - Ao receber documento sigiloso, o destinatário verificará sua inviolabilidade, inclusive da etiqueta mencionada no inciso I do artigo anterior, consignando qualquer anormalidade no recibo (art. 102).
Correto.
B - Os agentes públicos que, de qualquer modo, tiverem a posse, a guarda e o manuseio de documentos sigilosos, ou acesso a eles, são pessoalmente responsáveis, nos âmbitos administrativo, civil e penal, pelas medidas necessárias à sua plena salvaguarda (art. 104).
Correto.
C - O agente público que tenha a posse ou guarda de documento sigiloso deverá entregá-lo a seu superior imediato quando, por qualquer motivo, se afastar de suas funções (art. 98).
Correto.
D - Ainda que classificados como documentos sigilosos, os processos administrativos disciplinares poderão ser examinados pelas partes ou por advogados regularmente constituídos, no recinto da repartição e no momento oportuno à produção de defesa, prevista na legislação específica (art. 105).
Correto.
E - A requisição de documentos sigilosos será feita mediante oficio, vedado o emprego de qualquer outro meio de expediente (art. 108, § 2º).
Errada.
Está incorreta a alternativa "E", pois segundo a norma, a requisição de documentos sigilosos somente pode ser feita por ofício, em qualquer caso ou situação, sendo vedada a utilização de qualquer outro meio.
Gabarito do professor: Letra "E"