SóProvas


ID
3466777
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição apresenta princípios e regras que limitam e regulam o poder estatal de tributar. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A) O princípio da anterioridade nonagesimal deve ser observado, inclusive por emendas constitucionais.

    Correto.

    B) Os imóveis pertencentes a sindicatos de trabalhadores, ainda que alugados a terceiros, são imunes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mesmo que o valor dos aluguéis não seja aplicado nas atividades para as quais o sindicato tenha sido constituído.

    Errado. Para continuarem imunes o valor dos aluguéis deve ser aplicado nas atividades para as quais o sindicato tenha sido constituído.

    C) As pessoas imunes não podem ser sujeito passivo de obrigação tributária.

    Errado. Podem sim ser sujeito passivo. Ex: obrigações acessórias.

    D) As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) podem ser majoradas imediatamente por meio de resolução do Senado, respeitadas as condições e os limites estabelecidos em lei.

    Errado. As alíquotas do IPI podem ser majoradas por ato do Poder Executivo.

    E) A Constituição estabelece que a tributação por doação, relativamente a bens imóveis e os respectivos direitos, compete ao estado, ou ao Distrito Federal, de domicílio do doador.

    Errado.

    Doação de móveis: ITCMD compete ao estado do doador.

    Doação de imóveis: ITCMD compete ao estado onde o imóvel está situado.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Acredito que o fundamento para o gabarito a questão seja o fato de os princípios constitucionais tributários serem considerados cláusulas pétreas. Portanto, devendo ser observados até mesmo por eventuais por emendas constitucionais.

  • A questão versa sobre o sistema tributário nacional, previstos nos artigos 145 e seguintes da Constituição Federal.

    a) CORRETA. A anterioridade nonagesimal está prevista no artigo 150, III, “c" da Constituição Federal. Assim, em regra, é vedado cobrar tributos antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Essa observância deve ser respeitada por qualquer norma que porventura venha instituir ou aumentar tributos, inclusive, emendas constitucionais.

    b) ERRADA. Nos termos da súmula vinculante 52, ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, "c", da Constituição Federal, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram constituídas.

    c) ERRADA. A obrigação tributária principal (de pagar tributo ou multa) e a obrigação acessória (fazer ou não fazer por parte do particular obrigado) são independentes e autônomos. Assim, pessoas que não são obrigadas ao pagamento de determinado tributo também são chamadas a colaborar com a administração tributária e podem ser obrigadas a alguns deveres, como prestar declarações, emitir documentos, etc (obrigações de fazer ou não fazer).

    d) ERRADA. Pode ser alterada por ato do Poder Executivo. Lembrando que o IPI será seletivo, em função da essencialidade do produto;  não cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado anteriormente;  não incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior e terá reduzido seu impacto sobre aquisição de bens de capital pelo contribuinte do imposto, na forma da lei.

     e) ERRADA. O ITCMD relativamente a bens imóveis compete ao Estado da situação do bem, enquanto que relativamente a bens móveis, compete ao Estado onde se processar o inventário ou tiver domicílio o doador.

    Artigo 155, § 1º: I - relativamente a bens imóveis e respectivos direitos, compete ao Estado da situação do bem, ou ao Distrito Federal.

    II - relativamente a bens móveis, títulos e créditos, compete ao Estado onde se processar o inventário ou arrolamento, ou tiver domicílio o doador, ou ao Distrito Federal.


    Resposta correta: A

  • Quanto a letra D:

    Art. 153, § 1º, CF/88 – É facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar (majorar ou reduzir) as alíquotas dos impostos enumerados nos incisos I (II), II (IE), IV (IPI) e V (IOF).

  • Quanto a letra "A":

    São constitucionais a alíquota e a base de cálculo da contribuição ao Programa de Integração Social (PIS), previstas no art. 72, V, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), destinada à composição do Fundo Social de Emergência (FSE), nas redações da Emenda Constitucional Revisional 1/1994 e das Emendas Constitucionais 10/1996 e 17/1997, observados os princípios da anterioridade nonagesimal e da irretroatividade tributária.

    STF. Plenário. RE 578846/SP, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 6/6/2018 (repercussão geral) (Info 905).