-
GABARITO: LETRA D
? Temos a predominância de um discurso argumentativo, como exemplo o 4º parágrafo:
? É claro, atos de bondade também podem fomentar desconforto. Por exemplo, se pessoas sentem que não são merecedoras de bondade ou suspeitam que há algum motivo por trás da bondade, os benefícios da gratidão não se realizarão. Do mesmo modo, receber bondade pode fazer surgir um senso de dívida, deixando nos beneficiários uma sensação de que precisam pagar de volta a bondade recebida. A gratidão pode florescer apenas se as pessoas têm confiança o suficiente em si mesmas e nos outros para permitir que isso aconteça.
? O autor expõe a tese de que atos de bondade podem fomentar desconforto e, logo após, tente convencer o leitor através de argumento, ou seja, usa um discurso argumentativo.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
A linguagem dos textos injuntivos é simples e objetiva. Um dos recursos linguísticos marcantes e recorrentes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, os quais indicam uma "ordem", por exemplo:
na receita de bolo: “misture todos os ingredientes”;
na bula de remédio: “tome duas cápsulas por dia”;
no manual de instruções: “aperte a tecla amarela”;
nas propagandas: “vista essa camisa”.
-
Pelo título do texto percebe-se que se trata de um texto predominantemente ARGUMENTATIVO, que busca convencer o leitor sobre um determinado ponto. Veja em destaque:
"A gratidão tem o poder de salvar vidas (ou por que você deveria escrever aquela nota de agradecimento)"
Percebe-se logo de cara que o autor vai argumentar sobre um tema, expondo uma determinada tese que vai tentar convencer o leitor sobre ela.
-
obrigado
-
Quanto mais eu estudo, menos eu sei.
-
se argumenta um ponto de vista...
-
O texto transita entre o expositivo e o argumentativo. Principalmente quando nós olhamos os parágrafos 4º e 5º.
Mas há preponderância do argumentativo quando ele começa a puxar muito a sardinha para um lado, no caso pro lado da gratidão.
Acho que é isso.
-
texto dissertativo argumentativo---> através de teses, relatos, pesquisas, fatos comprovados por filósofos. tenta converser o leitor!
-
GABARITO: D
Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois a defende.
-
A questão quer que indiquemos qual tipologia textual do texto exposto. Reparem que o texto tem por intenção defender que a gratidão é um meio de melhorar a vida, torná-la mais agradável.
a) narrativo.
Incorreta. A narração se caracteriza por relatar situações, fatos e acontecimentos, reais ou imaginários. Toda história mobiliza personagens, situados em um determinado tempo e lugar. Segundo Bronckart, a sequência narrativa é sustentada por um processo de intriga que consiste em selecionar e organizar os acontecimentos de modo a formar um todo, uma história ou ação completa, com início, meio e fim . O texto apresentado possui todas essas características apresentadas acima que fiz questão de por em negrito. Portanto é o nosso gabarito.A narração da história é construída à volta de elementos narrativos, como o espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
b) descritivo.
Incorreta. A tipologia textual descritiva é construída de forma concreta e estática, sem progressão temporal. Segundo Marquesi, a primeira condição para saber descrever é saber olhar. Nessa tipologia, observa-se a presença de adjetivos ou locuções adjetivas e advérbios. As palavras assumem uma grande força descritiva, por isso há o cuidado com o léxico. Predominam os verbos de estado, no presente ou no pretérito imperfeito do indicativo. O texto apresentado defende uma ideia e não descreve algo.
c) expositivo.
Incorreta.Na exposição são elencados fatos e ideias para conhecimento do leitor, sem, entretanto, a intenção de convencimento de quem lê.
d) argumentativo.
Correta. A intenção aqui é convencer o leitor sobre um ponto de vista e é o que de fato acontece no texto ao defender a gratidão.
e) injuntivo.
Incorreta. A injunção, segundo Travaglia, tem por finalidade incitar à realização de uma situação, requerendo-a ou desejando-a, ensinando ou não como realizá-la. A tipologia textual injuntiva está presente em gêneros como as receitas, os manuais e as instruções de uso e montagem, os textos de orientação (leis de trânsito) e os textos doutrinários. O texto em destaque não se enquadra nessas características.
Referência bibliográfica:
KÖCHE, Vanilda Salton/ BOFF. Odete Maria Benetti/ MARINELLO. Adiane Fogali Leitura e produção textual : gêneros textuais do argumentar e expor / – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017.
GABARITO D
-
GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
→ Narração = Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.
→ Dissertação = Tipo de texto opinativo em que ideias são desenvolvidas por meio de estratégias argumentativas. Sua maior finalidade é conquistar a adesão do leitor aos argumentos apresentados. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação, editorial etc.
→ Descrição = Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição subjetiva.
→ Injunção = São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.
→ Exposição = O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário e etc.
FONTE: QC
-
cade a conclusao desse texto? marquei como expositivo
-
"Quando Defoe retratou (...)" estratégia argumentativa chamada Testemunho de Autoridade!
-
Pra mim, ele está mais explicando os benefícios da gratidão do que convencendo alguém a praticar.... geralmente o texto argumentativo tem uma opinião mais incisiva....
-
Eu vejo como expositivo
-
há defesa de um ponto de vista, há modalizadores (Invariavelmente,frequentemente). tipologia argumentativa.
-
expositivo é impessoal e neutro (por isso não é a resposta)
no inicio o texto já deixa opinião "a gratidão pode ser", como assim pode ser ? é uma opinião não acha, se fosse expositivo ele diria que a gratidão é ou não é.
-
"Por exemplo, se pessoas sentem que não são merecedoras de bondade..."
Já dava pra notar que era ARGUMENTATIVO.
-
A principal finalidade de um texto narrativo é contar uma história através de uma sequência de ações reais ou imaginárias. A narração da história é construída à volta de elementos narrativos, como o espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
A principal finalidade de um texto descritivo é apresentar a descrição pormenorizada de algo ou alguém, levando o leitor a criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito. A descrição pode ser mais objetiva ou mais subjetiva, focando apenas aspectos mais importantes ou também detalhes específicos.
Os textos descritivos não são, habitualmente, textos autônomos. O que acontece mais frequentemente é a existência de passagens descritivas inseridas em textos narrativos, havendo uma pausa na narração para a descrição de um objeto, pessoa ou lugar.
A principal finalidade de um texto dissertativo é informar e esclarecer o leitor através da exposição rigorosa e clara de um determinado assunto ou tema.
Os textos dissertativos podem ser expositivos ou argumentativos. Um texto dissertativo-expositivo visa apenas expor um ponto de vista, não havendo a necessidade de convencer o leitor. Já o texto dissertativo-argumentativo visa persuadir e convencer o leitor a concordar com a tese defendida.
A principal finalidade de um texto explicativo é instruir o leitor acerca de um procedimento. Fornece uma informação que condiciona a conduta do leitor, incitando-o a agir.
Os textos explicativos podem ser injuntivos ou prescritivos. Os textos explicativos injuntivos possibilitam alguma liberdade de atuação ao leitor, enquanto os textos explicativos prescritivos exigem que o leitor proceda de uma determinada forma.
Fonte: https://www.normaculta.com.br/tipos-de-texto/#:~:text=As%20tipologias%20textuais%2C%20tamb%C3%A9m%20chamadas,responder%20a%20diferentes%20inten%C3%A7%C3%B5es%20comunicativas.&text=Texto%20descritivo%3B,explicativo%20(injuntivo%20e%20prescritivo).
-------------------------
Como o texto fala do poder da gratidão e dialoga com o leitor, ainda no título, vê-se a intenção do autor de provar um argumento.
-
Expositivo, pelo meu ângulo de leitura.
-
"A gratidão pode ser mais benéfica do que costumamos supor. Um estudo recente (...)"
Aqui deu para ver que primeiro o autor já começa a dar a sua opinião. Depois ele usa um estudo para confirmar a sua tese.
Logo, é um texto argumentativo.
-
Gente, como que eu faço a distinção entre um texto descritivo e expositivo?
-
O texto caminha entre exposição de dados realizados em um estudo sobre agradecimento e argumentos do autor do texto corroborando com a ideia de que o agradecimento pode tornar a vida mais leve.
"Um estudo recente pediu que pessoas escrevessem uma nota de agradecimento para alguém e depois estimassem o quão surpreso e feliz o recebedor ficaria. Invariavelmente, o impacto foi subestimado." (Citando estudo)
" Os efeitos benéficos da gratidão podem ir ainda mais longe. Por exemplo, quando muitas pessoas se sentem bem sobre o que outra pessoa fez por elas, elas sentem um senso de elevação, com um consequente reforço da sua consideração pela humanidade. Alguns se inspiram a tentar se tornar também pessoas melhores, fazendo mais para ajudar a trazer o melhor nos outros e trazendo mais bondade para o mundo à sua volta." (Argumentos do autor)
-
na questão diz "predomina", ou seja, ele até pode ter outras características, mas o que PREDOMINA é a argumentação
sempre cuidar o comando da questão!
gabarito: D
-
No texto de apoio, predomina o discurso
D) argumentativo.
comentário: o texto argumentativo é o lugar de expor pontos de vista e defendê-los por meio de argumentos sólidos e coerentes a fim de convencer o leitor.